Imuniza Estrutural: projeto busca aumentar cobertura vacinal

Fiocruz Brasília 6 de julho de 2022


Heloisa Caixeta

 

Na manhã deste sábado (9/7), lideranças locais e representantes de instituições de saúde estarão reunidos na UBS 1 da Cidade Estrutural para o lançamento do projeto “Imuniza Estrutural”, fruto de uma parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) com a Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade. O objetivo é mobilizar a população para o aumento da cobertura vacinal em uma das maiores e mais vulnerabilizadas comunidades do DF. Apesar de ter 95% de pessoas vacinadas, a Estrutural tem alto índice de imunização incompleta. Hoje, no DF, estão disponíveis até quatro doses da vacina contra a Covid-19 para o público a partir de 35 anos.

 

Durante a realização do Imuniza Estrutural serão capacitadas cerca de 1.200 pessoas. Será uma oportunidade de construir conhecimentos sobre diferentes aspectos das vacinas, leitura da caderneta de vacinação e a importância de medidas de proteção individual e coletiva na prevenção da Covid-19, entre outras questões que serão abordadas ao longo do projeto, que também conta com o apoio da Secretaria de Saúde do DF. Todos os participantes que estiverem com esquema vacinal incompleto poderão se imunizar contra a Covid-19 durante a capacitação. Em agosto, será realizado um evento de vacinação dos moradores da Estrutural. Com dois dias de duração, esse evento oferecerá rodas de conversa e outras atividades, além das vacinas.

 

A vacinação contra a Covid-19 é uma intervenção de saúde pública fundamental para o controle da doença. No Brasil, a vacina está disponível desde janeiro de 2021. Apesar disso, o número de pessoas com cobertura vacinal completa ainda não é adequado, nem nacionalmente, nem no DF. Para a OPAS/OMS, ampliar a vacinação é o caminho para o fim da pandemia. “Apenas a vacinação pode trazer uma ‘normalidade’ ao mundo. Coloco entre aspas pois não voltaremos ao que éramos em 2019. O mundo como conhecíamos mudou. Mas precisamos nos aproximar da comunidade para ter essa noção de normalidade restabelecida. Precisamos completar a imunização. Para isso, contamos com a comunidade, pois só ela tem determinados conhecimentos, só ela sabe a sua necessidade”, revelou Lely Guzmán, especialista em imunização da OPAS/OMS. 

 

Como apoiadora do projeto, a Fiocruz Brasília busca tornar a sociedade local mais empoderada para agir em situações de crises sanitárias. “Trabalhamos com um tripé para sustentar a ação articulada: apenas com mais empatia, cooperação e solidariedade podemos enfrentar a pandemia e suas consequências de maneira mais consistente”, garantiu o coordenador do Colaboratório da Fiocruz Brasília, Wagner Martins.

 

LEIA TAMBÉM