Vem aí: Curso de Especialização de Governança de Uma Só Saúde

Fiocruz Brasília 4 de novembro de 2025


CoLaboratório CTIS

O curso tem como objetivo formar profissionais na abordagem Uma Só Saúde integrando os campos da saúde humana, animal, vegetal e ambiental e buscando fortalecer a governança intersetorial e a resposta a crises sanitárias e socioambientais

O conceito de Uma Só Saúde não é recente e vem ganhando expressão nas últimas duas décadas, especialmente com o advento e as discussões dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), posteriormente, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as iniciativas para a construção de uma saúde Global.

 

Fatores sociais e ecológicos como o crescimento populacional, a urbanização desordenada, o desmatamento e a ocupação ilegal de terras florestais, juntamente com a globalização de viagens e do comércio, têm contribuído para reduzir cada vez mais as fronteiras entre as populações humanas e animais, afetando todo o ecossistema. Epidemias como o Ebola (2014-2016) e a pandemia de COVID-19 evidenciaram a urgência de estabelecer uma governança intersetorial, mostrando que abordagens fragmentadas são insuficientes para prevenir e controlar crises de saúde complexas.

Nesse contexto, surge a importância de profissionais capacitados para atuar de forma holística e colaborativa, integrando os campos da saúde humana, animal e ambiental. A gestão em Uma Só Saúde envolve coordenação entre múltiplos setores e partes interessadas – de profissionais de saúde e de outras áreas que integram o campo, gestores públicos e organizações da sociedade civil – enquanto a governança cria as estruturas institucionais que permitem decisões e ações integradas.

Com o objetivo de fortalecer essas capacidades, a Fiocruz Brasília, por meio do CoLaboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CTIS), em parceria com a Secretaria de Saúde do DF, a Rede Saúde Única do Rio Grande do Sul, a Embrapa e outras instituições parceiras, lançará no segundo semestre de 2026 o Curso de Especialização de Governança de Uma Só Saúde. Com 300 horas, o curso será totalmente on-line e síncrono, voltado para líderes e profissionais que atuam nos diferentes setores: saúde, agricultura, pecuária, meio ambiente, políticas públicas e outros campos que compõem a Saúde Única.

O curso também se propõe a ser um espaço de articulação entre instituições públicas, universidades, sociedade civil e organismos internacionais, consolidando a governança intersetorial e promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável e promotor da vida em todas as suas formas.

Mais informações sobre inscrições e conteúdo programático serão divulgadas em breve.

 

LEIA TAMBÉM