Participação popular marca abertura da 11ª Conferência Distrital de Saúde

Fiocruz Brasília 31 de maio de 2023


Por: Gabriel Silveira / Agência Saúde-DF

 

A Fiocruz Brasília marcou presença na 11ª Conferência Distrital de Saúde, etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento, realizado a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Com o tema Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia, a conferência realizada de 29 a 31 de maio, foi organizada em torno de quatro eixos: o Brasil que temos; o Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

 

O caráter participativo e democrático da gestão do SUS marcou as falas da abertura, na noite de segunda (29). A solenidade começou com a assinatura por representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) do 3º Termo de Ajuste ao 111º Termo de Cooperação, que trata do fortalecimento do controle e da participação social no SUS na capital federal. A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio também esteve presente na cerimônia de abertura.

 

“Este é o SUS que a gente sonha, que desde a redemocratização a gente quis que acontecesse: que é do povo, para o povo e pelo povo e que continuará honrando e orgulhando a todos nós. Não apenas salvando vidas, mas também fortalecendo a democracia participativa”, ressaltou a presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), Jeovânia Rodrigues Silva.

 

A mesa de abertura contou com a participação de 18 integrantes, representantes dos três poderes; de entidades continentais, nacionais e distritais; e da sociedade civil.

 

Damásio juntamente com a pesquisadora da Fiocruz Brasília, Socorro Souza participaram dos debates e exposições sobre os eixos temáticos. O papel do controle social e dos movimentos sociais e a garantia dos direitos de defesa do SUS, da vida e da democracia estiveram entre os pontos de discussão das representantes da Fiocruz.

 

Preparativos para a 17ª Conferência Nacional de Saúde

Divididos em grupos de trabalho, os participantes apresentaram as diretrizes e propostas do DF na Plenária Deliberativa da Conferência, além de eleger as pessoas delegadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. As deliberações emitidas na conferência nacional, a ser realizada de 2 a 5 de julho deste ano, devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual, de 2024- 2027.

 

Leia mais

Conferência Livre discute saúde da pessoa com deficiência

Fiocruz Brasília participa de Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Controle Social

Matéria-prima para fortalecer o controle social

Por um SUS mais equânime

Residentes em saúde em prol do fortalecimento da democracia

Ouvidorias em defesa do direito à saúde e à vida

LEIA TAMBÉM