Fiocruz Brasília e Contag lançam curso sobre bioeconomia das plantas medicinais para agricultores familiares

Fiocruz Brasília 24 de maio de 2023


Heloisa Caixeta

 

A Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) lançam, no dia 5 de junho, o curso “Bioeconomia das plantas medicinais e fitoterápicos na agricultura familiar”. O objetivo é qualificar agricultores familiares, pequenos produtores rurais, lideranças e assessorias técnicas para atuar na cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos (PMF) no âmbito da assistência farmacêutica, com ênfase no cultivo e no extrativismo sustentável contribuindo para a implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) no Sistema Único de Saúde (SUS).

O painel de abertura “Bioeconomia, SUS, Plantas Medicinais e Agricultura Familiar Agroecológica: conjuntura, desafios e perspectivas” será ministrado pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O evento, que tem início às 9h e será transmitido ao vivo pelo canal da Contag no Youtube, contará ainda com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Fiocruz Brasília e Contag, docentes convidados, pesquisadores da RedeFitos e estudantes. 

 

Durante o curso, os participantes aprenderão técnicas para o desenvolvimento de sistemas produtivos de plantas medicinais com base nos princípios da agroecologia e do SUS e a estratégia das Farmácias Vivas, com ênfase na qualidade do produto e acesso a mercados, geração de trabalho e renda. O conceito de bioeconomia se refere ao uso sustentável de recursos biológicos para produzir medicamentos, alimentos, energia e materiais renováveis para a indústria. Se baseia na ideia de que os recursos biológicos são fonte de riqueza, e que eles podem ser utilizados de forma inovadora para criar novos produtos e serviços que não apenas gerem benefícios econômicos, mas também promovam a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Serviço:

Lançamento do curso Bioeconomia das plantas medicinais e fitoterápicos na agricultura familiar

Data: 5 de junho de 2023

Horário: 9h
Transmissão ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/ContagBrasil

LEIA TAMBÉM