Conscientização sobre o sal: pesquisador participa de evento da OPAS

Fiocruz Brasília 16 de maio de 2023


Nesta sexta-feira, 19 de maio, das 12h às 14h (horário de Brasília), o pesquisador Eduardo Nilson, do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da Fiocruz Brasília, participa do webinar “Monitoramento das metas regionais atualizadas da OPAS para redução de sódio”. Realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o webinar integra as atividades da Semana de Conscientização sobre o Sal 2023 (15 a 21 de maio). O evento é gratuito e será realizado por meio da plataforma Zoom, com tradução simultânea em inglês, espanhol e português. Para participar, é necessário fazer inscrição neste link. Após o registro, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como ingressar no webinar.

 

Eduardo Nilson possui graduação e especialização em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), e doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é pesquisador do Palin/Fiocruz Brasília e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em monitoramento e avaliação de políticas de alimentação e nutrição. Este ano, ele foi um dos ganhadores do Prêmio de Excelência da World Hypertension League, em reconhecimento por suas contribuições para a redução da hipertensão.

 

#Livre-sedosal

A Semana de Conscientização sobre o Sal tem como objetivo promover ações para reduzir o consumo de sal (sódio) e proteger a saúde da população. Em muitos países, três quartos do sódio da alimentação vêm de alimentos processados e ultraprocessados, como macarrão e temperos “instantâneos”, salgadinhos “de pacote”, congelados, sardinha e atum enlatados, sucos em pó, refrigerantes, nuggets, salsichas, pães de forma e outros produtos industrializados. Portanto, evitar o consumo desses produtos é uma maneira eficaz de reduzir o consumo de sal pela população.

 

Além disso, políticas voltadas para a redução do conteúdo de sal nos alimentos são importantes e necessárias, devendo ser implementadas pelos países. Para apoiar seus estados membros, a OPAS dispõe de metas regionais atualizadas para a redução de sódio, que incluem, por exemplo, limites máximos para diferentes categorias de alimentos. Durante o webinar serão apresentadas as ferramentas da OPAS para implementar e monitorar essas metas e como os países podem implementá-las de forma obrigatória; os avanços mais recentes e significativos das políticas de redução do consumo de sal; e os resultados de análises sobre os efeitos econômicos e de saúde dessas políticas.

 

Programação

Entre os palestrantes, além do pesquisador da Fiocruz Eduardo Nilson, estão Mary L’Abbé, professora do Departamento de Ciências Nutricionais da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto; Lorena Allemandi, gerente sênior de Desenvolvimento de Capacidade e especialista em Sal da NCD Alliance; e Fabio Gomes, assessor regional de Alimentação e Atividade Física da OPAS. A abertura e o encerramento do seminário virtual serão feitos por Leo Nederveen, chefe interino da Unidade de Fatores de Risco e Nutrição e assessor regional de Alimentação, Nutrição e Atividade Física nas Escolas da OPAS. 

 

Para mais informações e inscrições, acesse a página da OPAS sobre o webinar.

 

LEIA TAMBÉM