25 e 26/5: Conferência Livre das Residências

Fernanda Marques 18 de maio de 2023


A Conferência Livre Nacional das Residências em Saúde será realizada na Escola de Governo Fiocruz – Brasília nos dias 25 e 26 de maio (quinta e sexta-feira). Em formato híbrido – presencial e virtual -, o evento tem como lema “Fortalecimento da democracia, da integralidade da atenção e do trabalho em equipe multiprofissional no SUS”. 

 

Os interessados em participar deverão preencher o formulário de inscrição disponível em bit.ly/clnresidencias. Os inscritos na modalidade virtual receberão o link da plataforma Zoom no e-mail cadastrado. Parte da programação será transmitida nos canais da Rede Unida e da Fiocruz Brasília no YouTube. Porém, para participar dos grupos de discussão e da deliberação das propostas, é preciso estar inscrito na Conferência (as interações serão pelo Zoom).

 

Será emitido certificado de participação aos inscritos, com carga horária de 12 horas, que será considerada carga horária prática.

 

O objetivo é aperfeiçoar, qualificar e aprofundar a estreita relação entre as residências em saúde e o trabalho no SUS, apontando caminhos das residências em saúde como política pública em defesa da democracia, da integralidade da atenção e do trabalho em equipe multiprofissional no SUS.

 

A Conferência Livre é realizada pela Comissão Organizadora do XIII Encontro Nacional de Residências em Saúde, pelos Fóruns Nacionais de Preceptores e Tutores, de Coordenadores, de Residentes e de Apoiadores de Residências em Saúde, pela Fiocruz Brasília, pelo Conselho Nacional de Saúde e pela Rede Unida, que estão articuladas desde a criação, em novembro de 2020, do Movimento Nacional em Defesa das Residências em Saúde. A Conferência Livre conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. 

 

Confira a programação:

Dia 25 de maio (quinta-feira)

19h – Mesa de abertura
20h – Painel: Processo histórico de construção das residências e desafios apontados na atualidade do SUS e da Democracia

Dia 26 de maio (sexta-feira)

8h – Acolhimento, apresentação dos eixos de debate e alinhamento metodológico
9h – Construção das diretrizes e propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde
12h – Almoço
13h30 – Plenária e eleição de delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde

 

Parte da programação será transmitida nos canais da Rede Unida e da Fiocruz Brasília no YouTube.

 

LEIA TAMBÉM