Projeto discute potencialidades e desafios do SUS na região do Tapajós e Baixo Amazonas

Fernanda Marques 20 de março de 2023


Tapajós de Fato (TdF), Santarém/PA 

 

Fazer comunicação em saúde na região do Tapajós e Baixo Amazonas é o objetivo do projeto “Comunicação Popular e Saúde: desconstruindo mitos nos territórios”, que partiu da constatação de que o descrédito das populações locais em relação às vacinas se deu por causa da disseminação de fake news e da falta de acesso a informações qualificadas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Estão sendo produzidos materiais para o portal de notícias e as mídias sociais do TdF. As reportagens e postagens abordam a atuação do SUS e as contribuições do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, com foco nas entregas para a sociedade. A partir das trocas no âmbito da chamada pública da Fiocruz e OPAS, a equipe passou a trabalhar com novas técnicas de entrevista e coleta de dados, além de diversificar fontes e conteúdos.  

 

O que é publicado no site também gera cards para divulgação nas mídias sociais, ampliando o alcance e a distribuição dos materiais para o público que tem acesso limitado à internet e não consegue abrir o portal, mas pode consumir as informações nas mídias sociais, como no Instagram, por exemplo, de forma mais clara e rápida. 

 

A seguir, alguns exemplos de produções do TdF: 

 

Outra estratégia para ampliar o alcance do projeto é a produção de uma cartilha impressa, que será distribuída e debatida com populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas sem acesso à internet. 

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá

 

LEIA TAMBÉM