Raca recebe artigos sobre hábitos e comensalidade alimentar em ambientes escolares

Nathállia Gameiro 10 de março de 2023


A Revista de Alimentação e Cultura das Américas (Raca) recebe, até o dia 10 de maio (prazo prorrogado), manuscritos inéditos para o número temático “Intersubjetividades entre cultura, hábitos e comensalidade alimentar em ambientes escolares”. Para os editores da revista, nas sociedades industriais os ambientes escolares têm sido considerados espaços de produção de intersubjetividades culturais, hábitos e comensalidade alimentar. Na atual contemporaneidade, é utilizado como ambiente estratégico de práticas e hábitos de vida saudável, mas inúmeros estudos e pesquisas revelam que o espaço e o ambiente escolar é palco de tensões e conflitos  identitários  e de relações interseccionais entre o público e o privado, a casa e a rua.

 

Diante desse cenário, a edição convida autores a apresentarem trabalhos que estimulem a reflexão teórica e empírica sobre os ambientes escolares como espaços físicos e simbólicos de dimensões culturais e interseccionais e de participação de atores sociais e profissionais, estudantes, professores, trabalhadores envolvidos com a alimentação, famílias e sociedade, que atuam com intersubjetividades identitárias e relacionais de ações, programas e políticas públicas na promoção da alimentação adequada e saudável. A edição será publicada em julho de 2023.


Podem ser submetidos artigos e ensaios como também, entrevistas, narrativas de experiências (até 5 páginas) e resenhas de livros referentes à temática deste dossiê em português, espanhol e inglês. 

 

Confira aqui as normas e apresentação de manuscritos 

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: raca@fiocruz.br

 

LEIA TAMBÉM