Discriminação algorítmica é tema de debate

Fiocruz Brasília 21 de março de 2023


Nethis/Fiocruz Brasília

 

Seminário discutirá a associação entre as tecnologias digitais e as desigualdades em saúde enfrentadas pelas pessoas com deficiência 

 

Preconceitos implícitos em algoritmos empregados nas redes sociais e tantas outras aplicações, inclusive nos serviços de saúde, podem reforçar desigualdades já existentes na sociedade e perpetuar padrões de violência contra populações vulneradas.

Dia 23 de março, às 14h, no segundo seminário do 25º Ciclo de Debates do Nethis, serão discutidas essas questões e as estratégias para enfrentar a replicação dos preconceitos e das exclusões nos ambientes digitais.

 

Participam do segundo seminário:

– Thiago Ribeiro, fundador do Instituto InvisibiliDOWN;
– Martha Moreira, membro do Colegiado Gestor do Comitê Fiocruz pela – Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência;
– Lúcia Santaella, criadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP;
– Anna Carolina Rocha, ativista de pessoas com doenças raras e com deficiência;
– Fábio Barcelos, farmacêutico e secretário do Coletivo de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.
A moderação estará a cargo de Ilara Hämmerli, pesquisadora titular Fiocruz e assessora especial para Transformação Digital da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação.

 

Faça sua inscrição


O debate será transmitido ao vivo nos canais do Nethis e da Fiocruz Brasília no YouTube e os participantes receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.

Essa atividade integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial, projeto interinstitucional do Nethis/Fiocruz Brasília com o Departamento de Saúde Coletiva da UnB e com o Centro de Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) da USP.

 

LEIA TAMBÉM