Fortalecimento do Acesso da Pessoa com Deficiência ao SUS

Fernando Pinto 20 de março de 2023


No dia 24 de março, a Fiocruz Brasília vai sediar o Seminário Fortalecimento do Acesso da Pessoa com Deficiência ao SUS. O evento será no formato híbrido, com as atividades concentradas no auditório externo da unidade e transmissão pelo nosso canal do YouTube, das 9h às 18h.

 

O seminário é um desdobramento da pesquisa multicêntrica “Strengthening the inclusion of people with disabilities in the health system in Brazil”, com triangulação de métodos que visou investigar a realidade do acesso e do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento às necessidades de saúde das pessoas com deficiência. 

 

Os resultados da pesquisa propõem ainda recomendações para gestores, formuladores e profissionais responsáveis pela implementação de práticas promotoras de acessibilidade e inclusão para estes grupos, de modo a contribuir para melhorar o acesso ao SUS.

 

A programação do evento conta com três sessões temáticas:

Sessão1: Sistemas de saúde e governança das políticas públicas;

Sessão 2: Perspectiva dos usuários, conhecimento, autonomia, acessibilidade e participação;

Sessão 3: Perspectiva dos provedores, trabalhadores, acessibilidade dos estabelecimentos de saúde e reabilitação;

 

As atividades são abertas ao público a partir das 9h, com acolhimento, mesa de abertura e apresentação geral do projeto seguida das sessões temáticas com os cientistas das instituições que integram a pesquisa.

 

O estudo reúne pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM); da Fiocruz Brasília e Fiocruz Pernambuco; dos Institutos do Câncer e de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); do Instituto de Saúde; da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (IMR-HC -FMUSP); da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade do Estado de Pernambuco (UEPE).

 

A pesquisa foi realizada entre 2018 e 2022, atravessando o período da pandemia de Covid 19, e contou ainda com apoio do Fundo Newton, Health Systems Research Networks e da chamada CONFAP-MRC 2018.

 

Para fazer a sua inscrição, clique aqui. 

 

Serviço:
Seminário Fortalecimento do Acesso da Pessoa com Deficiência ao SUS
Dia: 24 de março (sexta-feira)
Horário: 9h às 18h
Local: auditório externo
Confira aqui a programação

LEIA TAMBÉM