Ministério da Saúde lança Movimento Nacional pela Vacinação

Fiocruz Brasília 27 de fevereiro de 2023


Ministério da Saúde* 

 

O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (27), o Movimento Nacional pela Vacinação com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais do Brasil. Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas. Essa ação é uma das prioridades do governo federal para reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), da confiança nas vacinas e da cultura de vacinação do país.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu a dose bivalente da vacina contra o coronavírus. Na solenidade, Lula chamou a população para se imunizar contra a Covid-19 e outras doenças, em um apelo para que o País volte a dar exemplo para o mundo, quando o assunto é vacinação. “Queria fazer um apelo a cada mãe, a cada avó, a cada pai, a cada avô, adolescente e a cada criança: não acreditem no negacionismo. Não querer tomar vacina é um direito de qualquer um, mas tomar vacina é um gesto de responsabilidade e de garantia que você vai passar para sua família”, disse o presidente.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comemorou a volta do Zé Gotinha. “Vamos proteger nossas vidas. Esse movimento tem que ser do governo federal, dos governos estaduais, municipais, de toda a sociedade. É o movimento em defesa da vida. União e reconstrução. Viva o SUS. Viva a volta do Zé Gotinha”, declarou.

Além de Lula, outras quatro pessoas receberam a dose durante o evento. A residente da Fiocruz Brasília Luciana Tavares Barbosa compôs a equipe de vacinação. Moradora de Ceilândia, a enfermeira chegou à universidade por meio da política do Prouni e está concluindo o curso do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília. “O evento de hoje marca a valorização da ciência, da saúde, do profissional de enfermagem e profissionais da saúde que foram linha de frente perante ao negacionismo”, afirmou.

 

O lançamento aconteceu no Centro de Saúde Nº 1 do Guará, região administrativa do Distrito Federal. Entre outras autoridades, participaram do lançamento a representante da Opas/OMS no Brasil, Socorro Gross, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes e a secretária de vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, também esteve presente na cerimônia, representando a Presidência da Fundação.

Força-tarefa pela vida
Neste primeiro momento, serão vacinados idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

 

A segunda etapa, prevista a partir de março, o reforço da vacinação contra Covid-19 será focado em toda população acima de 12 anos e para as crianças e adolescentes. Já em abril, começa a quarta etapa com campanha da Influenza e, a partir de maio, a quinta etapa terá chamamento para atualização de caderneta de vacinação com as vacinas de todo o Calendário Nacional de Vacinação, com ações nas escolas do país.

 

É importante reforçar que, para quem faz parte do público-alvo, é necessário ter completado o ciclo vacinal para receber a dose de reforço bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida. Já quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário. Confira aqui as fotos do lançamento
 

*Editada por Fiocruz Brasília

 

Fotos: Ricardo Stuckert/ PR e Julia Prado/MS

LEIA TAMBÉM