Jovens são “provocados” a ingressar no mundo da ciência

Fiocruz Brasília 7 de outubro de 2022


Tem início a primeira turma do Programa de Vocação Científica (Provoc) na Fiocruz Brasília

 

Por Maria Fernanda Machado Nunes

(1º ano do Ensino Médio / Centro de Ensino Médio Paulo Freire)

 

Já pensou adolescentes de 15 ou 16 anos ingressarem no mundo da ciência? Pois é o que um grupo de 14 jovens do 1º ano do Centro de Ensino Médio Paulo Freire e do Centro de Ensino Médio da Asa Norte começou a fazer na semana de 12 a 16 de setembro. Eles formam a primeira turma a vincular-se ao Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz Brasília – são pioneiros do Provoc no Distrito Federal. O Programa traz uma proposta educacional que estimula a aprendizagem de conhecimentos técnicos e científicos a partir da experimentação de práticas de pesquisa, e já existe há mais de 30 anos na Fiocruz, com sede no Rio de Janeiro.

 

Na quarta-feira, 14 de setembro, foi realizada a dinâmica de acolhimento dos estudantes, que teve início com as boas-vindas da diretora da Escola de Governo Fiocruz (EGF) – Brasília, Luciana Sepúlveda. Em seguida, Katia Zeredo, do Serviço de Gestão do Trabalho (Segest), e a assessora técnica Marcia Motta fizeram uma roda de conversa sobre ética em pesquisa.

 

Marcia resumiu o que é ética apresentando o que chamou de uma “regrinha de ouro”: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. “Na Índia, a vaca é sagrada. Imagina se eu recebo um indiano e o levo para uma churrascaria? Olha o quanto isso é antiético!”, exemplificou.

 

Já sobre ética em pesquisa, Marcia destacou a primeira experiência que os estudantes do Provoc terão no mundo da ciência. “Vocês vão precisar da ética, que é um pré-requisito para qualquer projeto que envolva humanos. A gente precisa proteger as pessoas. Toda pesquisa envolve riscos e, na sua grande maioria, benefícios, mas os riscos precisam ser mensurados e equilibrados para ver se aquela pesquisa vale a pena”, comentou.

 

A conversa fez os estudantes refletirem sobre o assunto. “Eu gostei, a gente aprendeu sobre ética, tivemos uma percepção mais profunda sobre o tema”, disse a estudante Maria Clara Vieira, do Centro de Ensino Médio Paulo Freire.

 

Na sexta-feira, 16 de setembro, Tatiana Novais, da Assessoria Pedagógica da EGF – Brasília, levou os estudantes do Provoc para conhecerem as instalações da Fiocruz Brasília, mostrando como funciona cada setor e onde os jovens irão atuar com seus orientadores. Após essa pequena excursão, os alunos ainda tiveram a oportunidade de se reunir virtualmente com a coordenação nacional do Programa, no Rio de Janeiro, para tirarem todas as suas dúvidas.

 

Mesmo antes do acolhimento oficial, os estudantes selecionados para a primeira turma do Provoc na Fiocruz Brasília já estavam envolvidos na programação da unidade. Na terça-feira, 13 de setembro, vários deles estiveram presentes na aula magna do segundo semestre letivo da EGF – Brasília, com a jornalista, indigenista e escritora Verenilde Santos Pereira

 

Desde 19 de setembro, os estudantes do Provoc realizam seus projetos com seus orientadores, em encontros semanais. Em breve, aqui, mais notícias sobre os produtos desenvolvidos.

 

Com supervisão de Fernanda Marques (Ascom / Fiocruz Brasília)

Crédito das fotos: Sergio Velho Junior e Fabiana Mascarenhas (Ascom / Fiocruz Brasília)

LEIA TAMBÉM