Avaliação da estratégia saúde da família no DF

Fiocruz Brasília 19 de setembro de 2022


 Alexandre Penido (Qualis APS)*

Na nova fase do Programa Qualis APS, equipes de avaliadores visitarão todas as Unidades Básicas de Saúde e entrevistarão gerentes, responsáveis pelas equipes de saúde da família e saúde bucal, além de usuários, para conhecer de modo mais aprofundado o trabalho que está sendo desenvolvido na APS, a infraestrutura e satisfação dos usuários.

Mais de 60% das equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e gerências dos serviços de APS que atuam no Distrito Federal já responderam ao instrumento de avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS), realizado in loco nas sete Regiões de Saúde.  A ação, inédita no DF, é mais uma etapa do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Programa Qualis APS), com o objetivo de levantar informações relevantes junto aos gestores locais, profissionais de saúde e usuários das Regiões de Saúde do DF, para aprimorar a oferta e a gestão dos serviços de saúde da APS.

O Qualis APS é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Fiocruz Brasília e Universidade de Brasília (UnB) e busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde  no DF para melhoria dos serviços prestados. O programa tem uma proposta inovadora ao desenvolver suas ações de forma participativa onde as experiências e o conhecimento dos trabalhadores, gestores e representantes dos usuários do SUS são consideradas.

Para a avaliação, a equipe da UnB, em parceria com a SES-DF, elaborou um instrumento com questões que englobam o processo de trabalho das equipes de saúde da família, de saúde bucal e de gestão; o funcionamento dos serviços; a satisfação dos usuários; e a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A avaliação será feita em todas as UBS do DF (exceto as unidades prisionais), com a participação de todas as equipes que realizaram a autoavaliação.

A equipe responsável pela coleta de dados nas UBS utiliza um software chamado  “Redcap”. A ferramenta online vai garantir a consistência, armazenamento e organização dos dados coletados. As informações são enviadas diariamente para um servidor que armazena os dados.

Conforme consta na Plataforma Qualis APS, serão entrevistadas 603 equipes de saúde da família (eSF), 100 da Gerência de Serviços de Atenção Primária (GSAP), 286 equipes de saúde bucal (eSB), 4.025 usuários da APS e observação in loco das 165 UBS do DF. Ao todo, participaram até 9 de setembro de 2022, 416 eSF, 69 GSAP, 170 eSB, 2.838 usuários e observação in loco de 108 UBS.

Os resultados obtidos após a avaliação in loco subsidiarão a certificação das equipes e das UBS. Os dados também auxiliarão os gestores na formulação de planos, políticas e ações desenvolvidas para qualificação da APS.

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

*Com edição da Fiocruz Brasília

LEIA TAMBÉM