Participe do Seminário sobre comida e religião

Mariella de Oliveira-Costa 8 de setembro de 2022


No dia 19 de setembro, a Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura, vai promover o Seminário Comida e Religião na América Latina e no Brasil.


A atividade será transmitida online pela plataforma Zoom às 16h  para os inscritos, e visa promover o tema e dar visibilidade às pesquisas abordadas nos artigos publicados na última edição da Revista de Alimentação e Cultura das Américas – RACA. A programação contempla palestras dos autores de dois artigos da edição, a saber: 

 

– Fábio Libório Rocha, que possui pós-doutorado em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília, e autor do texto ÀWO FIFÈ NLÁ: comida de santo como cultura afro-brasileira;

– Bruno Celso Vilela Correia, doutor em sociedade e cultura pela Universidade  de Barcelona, autor do texto A alimentação nas festas de candomblé da região da cidade do Recife já não possui o gosto dos orixás

A mediação do Seminário será da vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise Oliveira e Silva e do pesquisador da Universidade Federal da Bahia Vilson Caetano de Sousa Júnior. 
             

A comida é um dos objetos de culto mais antigos de que se tem notícia e a relação entre alimentação e religião é estreita, associada a conceitos como: identidade, hábitos, práticas, preceitos e conferindo significados. Dentro dos sistemas religiosos se reinterpreta o alimento para além da subsistência como algo relacionado questões transcendentais. No Brasil, as chamadas “comidas de santo”, oferecidas aos ancestrais pelos adeptos das religiões afro-brasileiras trazem uma das diferentes perspectivas para pensar a relação entre alimentação, religiosidade e outras áreas de saber. Este é o primeiro evento de uma série de quatro seminários previstos neste semestre com esta temática.  

 

Para fazer a sua inscrição, clique aqui. 

LEIA TAMBÉM