Objetivos estratégicos pautam novo encontro do Ciclo de Planejamento

Mariella de Oliveira-Costa 15 de agosto de 2022


Quem veio trabalhar na Fiocruz Brasília hoje foi surpreendido por uma novidade na recepção do prédio administrativo e também no caminho para o bloco educacional. Um mapa nas paredes mostra o percurso do Ciclo de Gestão Estratégica e Participativa que está em curso na instituição desde maio deste ano. Com um marcador vermelho, ilustrado conforme os aplicativos de geolocalização, ele indica exatamente a etapa em que o trabalho está. 

 

Na quinta-feira, 11 de agosto, dia do estudante, o turno de trabalho dos mais de 90 trabalhadores convidados para o Ciclo de Planejamento foi dedicado para uma oficina em que se elaborassem objetivos estratégicos até o ano de 2030, com base em documentos já produzidos em etapas anteriores, bem como o Mapa Estratégico da Fiocruz 2022 , o Mapa de Enfrentamento da Pandemia , o Mapa Estratégico da Gerência Regional de Brasília 2015 – 2025, as Diretrizes do IX Congresso Interno da Fiocruz e o Planejamento da Educação da unidade. 

 

Durante a abertura desta etapa do Ciclo de Planejamento, a vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise Oliveira e Silva informou a retomada dos trabalhos do Comitê e da Política de Equidade Étnico-racial e de Gênero, que fará uma reunião com todos os trabalhadores na próxima sexta-feira, 19 de agosto, às 14h. Segundo ela, é importante formar a força de trabalho da Fiocruz para entender o racismo histórico que molda as relações sociais. 

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, ressaltou que os objetivos estratégicos da unidade devem considerar o trabalho da Fiocruz para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030. Ela lembrou a celebração do Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto, que coincide com o aniversário do médico e pesquisador Oswaldo Cruz, que iniciou a construção de um projeto de saúde pública para o Brasil, no início do século passado. Esta etapa do Ciclo contou com a presença de representante da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan) da Fiocruz, Fabio Rodrigues Lamin.  

 

Ao longo do dia, os trabalhadores compreenderam que para tratar dos objetivos estratégicos não é possível pensar apenas internamente, pois os resultados desses objetivos dependem do engajamento do público da organização e da transformação que a instituição quer produzir. A responsável pela empresa Matres Socioambiental, contratada para guiar o Ciclo de Planejamento, Renata Navega, esclareceu a necessidade de se distinguir o que são objetivos, entendidos como algo mais geral e do plano macro de atuação, e o que são as ações, mais específicas e que serão detalhadas pelas áreas em outro momento do planejamento. 

 

Para facilitar a listagem de possíveis objetivos estratégicos, os trabalhadores foram organizados em quatro grupos, que ao longo do dia puderam dialogar e propor objetivos internos, em dimensão que engloba processos internos de inovação, finalístico ou de suporte que sejam críticos, assim como relacionados à infraestrutura e aprendizagem, envolvendo recursos, pessoas, informação e organização. Já os objetivos externos à Fiocruz Brasília compreendem os resultados para as sociedade, para os usuários de produtos e serviços, bem como os beneficiários e interessados no trabalho institucional. Temas como o incremento na captação de recursos, a ampliação da oferta educacional, a ampliação da divulgação científica e uma política de valorização da força de trabalho foram alguns objetivos elencados. 

 

Todos os convidados receberam previamente à atividade o Manual do Participante, com informações úteis para otimizar os trabalhos em grupo. Nele está descrito, por exemplo, que “os objetivos estratégicos da Fiocruz deverão ser vistos como mecanismos de defesa e afirmação do compromisso institucional, sendo também um elo de engajamento e pertencimento das trabalhadoras e dos trabalhadores da Fiocruz Brasília.” 

 

O Manual trouxe também um calendário de implementação até 2030, prevendo novas fases a cada ano, conforme a seguinte agenda: 

  • 2022 | Elaboração do Mapa Estratégico
  • 2023 – 2024 | Primeira fase de ações estratégicas. Novo mandato Fiocruz. Encontro
    de Avaliação Estratégica.
  • 2025 – 2026 | Segunda fase de ações estratégicas. X Congresso Interno da Fiocruz.
    Encontro de Avaliação Estratégica.
  • 2027 – 2028 | Terceira fase de ações estratégicas. Encontro de Avaliação Estratégica.
  • 2029 – 2030 | Quarta fase de ações estratégicas. Encontro de Avaliação Estratégica e
    Planejamento do próximo Ciclo de Gestão Estratégica e Participativa.

 

Outros  momentos em 2022 já trataram da pactuação da declaração de missão e também para a consolidação da análise situacional da Fiocruz Brasília. Clique nos links para saber mais. 

Clique aqui para acessar a galeria com imagens desta etapa do Ciclo de Gestão Estratégica e Participativa. 

Para ler o relatório da primeira fase do Ciclo de Gestão Estratégica e Participativa da Fiocruz Brasília, clique aqui.

 

Saiba mais 

Saiba como foi a 2ª etapa do ciclo de gestão estratégica e participativa

Fiocruz Brasília, é tempo de planejar!

Diversidade institucional é valorizada pela gestão

LEIA TAMBÉM