Evento abordará Territórios Saudáveis e Sustentáveis

Mariella de Oliveira-Costa 15 de agosto de 2022


A abordagem dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS)  pode ser uma estratégia para implantação de Políticas Públicas Sociais no Brasil. Essa concepção pretende promover espaços de vida saudáveis, considerando os problemas identificados pela população e tendo sua ação central para o desenvolvimento social e superação dos desafios vivenciados nos territórios.

 

Para promover a troca de experiências e sistematização de conhecimentos sobre este tema, bem como divulgar os resultados obtidos em diferentes cursos realizados no semiárido brasileiro, a Fiocruz Brasília vai promover o I Seminário Nacional sobre os Territórios Saudáveis e Sustentáveis. 

 

O evento organizado pelo Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT)  vai acontecer no dia 30 de agosto à tarde, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube. 

 

O pesquisador da Fiocruz Brasília e coordenador do evento, André Fenner, espera que o Seminário estimule reflexões entre estudantes, membros dos movimentos sociais, associações, controle social, profissionais, técnicos e gestores do SUS. “Gostaríamos de evidenciar as trocas de experiências e a sistematização dos conhecimento sobre TSS e difundir como estratégia fundamental para a implementação de Políticas Públicas e da Agenda 2030,” disse.

 

Este Seminário é parte dos resultados de um dos projetos aprovados em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a Fiocruz Brasília, em 2019.  A pesquisa Análise do desenvolvimento e aplicação do conceito de Territórios Saudáveis e Sustentáveis na Região do Semiárido brasileiro de Pernambuco,  foi  coordenada pela pesquisadora  da Fiocruz Pernambuco, Mariana Olívia e envolveu  pesquisadores das unidades da Fiocruz Brasília, por meio do PSAT e Fiocruz Pernambuco, por meio do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho – LASAT, além de estudantes da pós-graduação dessas unidades.

 

Esta pesquisa analisou o desenvolvimento e a aplicação do conceito de Territórios Saudáveis e Sustentáveis na Região do Semiárido brasileiro, a partir da realização dos processos de formação-ação de profissionais, integrantes dos movimentos sociais, entre outros, para a promoção da saúde e superação das vulnerabilidades identificadas no estado de Pernambuco.

 

 

Confira abaixo a programação preliminar do I Seminário Nacional Territórios Saudáveis e Sustentáveis: 

  • 14h – Abertura;
  • 14h30 – Palestra Magna – Territórios Saudáveis e Sustentáveis: Conceitos, abordagens e desafios); 
  • 15h  Acolhimento – Atividade; 
  • 15h10 – TSS como estratégia da FUNASA; 
  • 15h45 – Integração do Ensino, Pesquisa e Aplicação para soluções de Problemas Reais e promoção de TSS – Experiências das formações-ações; 
  • 16h – O Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS);
  • 16h15  Atuação da participação social na promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis;
  • 16h50 – Encerramento.

Clique aqui para fazer sua inscrição. 

 

LEIA TAMBÉM