O SUS a serviço da população em situação de rua

Fernando Pinto 7 de julho de 2022


O Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (NUPOP) da Fiocruz Brasília realizou na manhã da última terça-feira (05/7), a primeira edição online do seminário do Plano de Ação Interinstitucional para o atendimento da população em situação de rua (PSR). O Plano busca ampliar o acesso da população em situação de rua a serviços de saúde para as pessoas abrigadas em unidades de acolhimento e para as que desejam permanecer nas ruas. O trabalho é fruto de parceria entre a Fiocruz Brasília e as secretarias de Saúde (SES/DF) e de Desenvolvimento Social (Sedes). A ação conta ainda com o apoio de organizações não governamentais (ONGs) e de instituições da sociedade civil.

 

O Plano consiste em levar a intervenção em saúde pública mais adequada à população em situação de rua por meio dos residentes multiprofissionais de atenção básica da Fiocruz Brasília que realizam um trabalho clínico com foco em educação e saúde voltado para o contexto dessa população e para as emergências sanitárias. Os atendimentos individuais e atividades de conscientização e prevenção acontecem em grupo nos abrigos. Já nas ruas, os residentes atuam com as equipes dos Consultórios na Rua do DF, oferecendo apoio clínico assistencial para essa população.

 

Para o pesquisador da Fiocruz Brasília e um dos coordenadores do NUPOP, Marcelo Pedra, essas ações reafirmam o compromisso da Fiocruz Brasília com o território do Distrito Federal, além de trazer visibilidade ao trabalho dos residentes. “O plano interinstitucional é um compromisso público assumido com a saúde, a produção social, a equidade e com a população do DF”, disse ao afirmar que as experiências contribuem muito para o aperfeiçoamento do trabalho clínico na atenção básica, além de trazer um impacto em outros campos do equipamento e da própria vida dos residentes. “Esse trabalho qualifica a escuta e as metodologias de trabalho com a população em situação de rua”, lembrou.

 

Denise Leite, coordenadora da gerência de atenção à saúde de populações em situação vulnerável e programas especiais da SES/DF, destacou que essa ação é muito rica na formação prática desses profissionais. “Somos formadores de opiniões e ações como essas contribuem muito com o nosso trabalho nos equipamentos do SUS e no cuidado com a população em situação de rua”, afirmou. Na mesma linha, o gerente do serviço especializado em abordagem social da secretaria de desenvolvimento social da Sedes/DF, André Santoro, reforçou a importância dessa ação de levar a assistência social para quem não conhece ou não consegue chegar até ela. “Esse tipo de experiência enriquece o SUS – quando a gente conhece a complexidade do trabalho do outro ficamos sensíveis ao trabalho do todo”, completou.   

 

O coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília, Osvaldo Bonetti destacou que a educação em saúde é um processo permanente de construção e que o profissional da saúde tem o compromisso público de cuidar da população em situação de rua. Como trabalhador da saúde, recomendo a importância de seguirmos com o espírito humanitário da formação e da equidade que é tão marcante em nossa formação. “É preciso seguir esperançando e acreditando na formação e no trabalho em saúde”, enfatizou.

 

Etel Matielo, coordenadora adjunta da Residência, afirmou a importância dessa ação em especial na diminuição das desigualdades sociais no território, e destacou também que é preciso seguir falando dos serviços do SUS para essa população e exercitar a escuta ampliada na perspectiva do olhar do cuidado atento e comprometido com as especificidades do território. “Aprender com a prática e com as experiências dos equipamentos que trabalham com as populações em situação de rua é uma vivência potente na formação do profissional de saúde”, ponderou.  

 

Práticas dos residentes no atendimento da população em situação de rua

O seminário contou também com a apresentação das ações realizadas pelos residentes que atuaram no atendimento da população em situação de rua. Mediado pela integrante do NUPOP, Stella Santos, a roda de conversa contou com enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e farmacêuticos provenientes da primeira turma da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília que compartilharam algumas práticas vivenciadas no Plano Pop Rua, que são elas:

 

Prática: Oficina de Fitoterapia – Instituto Inclusão

Residente: Vítor Lúcio Ferraz De Araújo (enfermeiro)

 

Prática: Oficina Saúde da Mulher – Centro Pop

Residente Letícia Menezes Rodrigues Bonifácio (farmacêutica)

 

Prática: Oficina de Redução de danos – SEAS/CREAS

Residente Natália Martins Evangelista (enfermeira)

 

Prática: Acesso à saúde e funcionamento do SUS – Centro Pop

Residente Vitor Diego Da Silva Lima (farmacêutico)

 

Prática: Ansiedade: como lidar com esse sentimento? – SEAS/CREAS

Residente Evellyn Waleska Silva Dos Santos (profissional de educação física)

 

Prática: Educação Alimentar e Nutricional. “A importância do consumo de frutas” – Casa Flor

Residente Priscila Silva De Araújo (nutricionista)

 

Prática: Vacinação contra a Influenza – Instituto Inclusão junto a eCR

Residente Lorena Luíza Alves Cardoso (enfermeira)

 

Prática: Prevenção e tratamento contra piolho. Promoção de saúde e qualidade de vida com atividade física – UBS junto a eCR

Residente Maysa Araújo de Carvalho (profissional de educação física)

 

Confira no link abaixo a gravação na íntegra do evento que foi transmitido em nosso canal do YouTube

https://youtu.be/RGpe03yUkCg

LEIA TAMBÉM