Piauí recebe oficina de desenvolvimento territorial

Fiocruz Brasília 31 de maio de 2022


Heloisa Caixeta (texto) / Moisés Lopes (fotos)

 

Uma equipe de pesquisadores da Fiocruz Brasília esteve em Piripiri (PI) nos dias 18, 19 e 20 de maio para a realização de mais uma edição dos “Diálogos Prospectivos”, oficina que faz parte do projeto “Gênero, Quintais Produtivos e Desenvolvimento Territorial Saudável, Sustentável e Solidário”. Fruto de um acordo de cooperação entre a Fiocruz Brasília e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o projeto tem como objetivo promover o uso saudável, sustentável e solidário dos territórios rurais a partir da ativação e do fortalecimento de processos de governança territorial para promoção da saúde, soberania alimentar e geração de renda. O foco são os quintais produtivos agroecológicos e as práticas populares em saúde desenvolvidas por mulheres agricultoras familiares. As estratégias do projeto têm como base a Agenda 2030 e o Plano da Década da Agricultura Familiar. 

 

A oficina utilizou a metodologia Fiocruz de Inteligência de Futuro, articulada aos princípios da educação popular. Foi realizada uma escuta sensível da história do território de Cocais, valorizando saberes e práticas sociais de atores locais. Foi feito também um diagnóstico participativo sobre ameaças, vulnerabilidades e resiliências do território. Após esse levantamento, os participantes realizaram a cartografia social e o mapeamento de riscos de Cocais. Houve, ainda, a discussão de ações para a organização da vigilância popular territorial, por meio da construção de um plano participativo, além da constituição de um comitê gestor local do projeto. Para a continuidade do trabalho em Cocais, está programada também a implantação de uma Sala de Cooperação Social, ‘dispositivo’ de inteligência cooperativa para monitorar e avaliar as condições de vida no território. 

 

As atividades contaram com cerca de 90 participantes entre agricultoras familiares e representantes de diversas instituições, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag-PI); os sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Piripiri, Pedro II, Batalha e Lagoa de São Francisco; a Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan-PI); a Secretaria de Agricultura de Batalha (PI); a Cooperativa Agrofamiliar Frutos da Terra de Piripiri; e a Fiocruz Piauí. Estiveram presentes grupos produtivos de assentamentos, unidades de produção familiares individuais, representantes de experiências agroecológicas e quintais produtivos, e povos indígenas.

 

“A oficina contou com o espírito criativo e combativo das mulheres da agricultura familiar da região de Cocais, que nos ensinaram como tornar mais fluida a análise de situação territorial e a construção de um pacto estruturante para o desenvolvimento saudável, sustentável e solidário para o território”, avaliou o pesquisador Wagner Martins, coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília. “O território é um lugar político-formativo onde os sujeitos que nele vivem e trabalham têm muito saber acumulado, práticas e soluções inovadoras. A oficina em Cocais foi um importante espaço de diálogos, troca de saberes e aprendizagens, que renovou nossas esperanças”, acrescentou Socorro de Souza, também pesquisadora do Colaboratório.

 

Pela Fiocruz Piauí, integraram a equipe Liana Maria Ibiapina e Elaine Nascimento. Para Elaine, coordenadora-adjunta do Escritório Técnico Regional da Fiocruz Piauí, a oficina foi uma oportunidade de acordo para a realização de outros trabalhos. “O evento atendeu todas as expectativas. Houve muita articulação com os municípios e comunidades, e isso irá refletir na Feira de Soluções para a Saúde, que será realizada durante a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), de 15 a 19 de junho, em Natal (RN)”, adiantou.

 

Leia também:

Equipe da Fiocruz Brasília participa de oficina para o desenvolvimento territorial em Minas Gerais

 

LEIA TAMBÉM