Experiência educativa é tema de documentário

Fernando Pinto 4 de maio de 2022


A experiência do Curso de Agentes Populares de Saúde do Campo no Ceará virou documentário. Lançado no dia 30 de abril, o filme é resultado do trabalho dos médicos Ana Paula Dias de Sá e Fernando Paixão no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde – Turma Ceará, da Escola de Governo Fiocruz – Brasília. 

 

O vídeo conta a história da formação desenvolvida no Ceará no período de 2020 e 2021. Durante a pandemia de Covid-19, em uma região com cobertura ainda escassa do Sistema Único de Saúde (SUS), Ana Paula e Fernando buscaram contribuir para os cuidados, as orientações e o acompanhamento de mais de 700 famílias e cerca de 2500 pessoas nos municípios de Canindé, Crateús, Santana do Acaraú, Pedra Branca, Santa Quitéria e Amontada.


Surgia, assim, o Curso de Agentes Populares de Saúde do Campo, realizado pela Fiocruz, em parceria com a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra. O documentário retrata o trabalho de vigilância popular, importante estratégia de organização e resiliência nos territórios do campo que se intensificou no contexto da Covid-19. O trabalho dos agentes populares de saúde auxiliou as comunidades do sertão cearense no enfrentamento da pandemia.

 

Confira mais sobre essa experiência em nossa série “Dê Letras à sua Ação”, que divulga artigos assinados por estudantes de pós-graduação da Fiocruz Brasília sobre iniciativas relacionadas a seus trabalhos acadêmicos.

 

Assista ao documentário em nosso canal no YouTube ou clicando no vídeo abaixo.

 

LEIA TAMBÉM