Livro aborda direitos humanos e Covid-19

Nathállia Gameiro 25 de abril de 2022


Nesta quinta-feira, 28 de abril, a Fiocruz Brasília será palco do lançamento do livro Direitos Humanos & Covid-19: respostas sociais à pandemia. O evento será realizado das 15h às 18h no auditório externo da Fiocruz Brasília, localizada no campus da Universidade de Brasília (UnB), e com a adoção de todas as medidas sanitárias.

O protagonismo social diante da pandemia é apresentado no livro, que reúne relatos e análises de diversos profissionais, juristas e professores com respostas formuladas pela sociedade civil e articulações para a defesa de direitos. Um dos artigos presentes na obra é dos pesquisadores da Fiocruz Brasília Swedenberger Barbosa, Leandro Safatle e Fabiana Damásio, diretora da unidade. O texto, intitulado Direitos Humanos e Covid-19: a Fiocruz e as respostas à pandemia, descreve as ações da Fundação para mitigar parte dos efeitos que essa emergência sanitária trouxe, abordando desde a capacitação de diferentes públicos, passando pela atuação em locais vulnerabilizados, até a produção de vacina e transferência de tecnologia.

Organizado pelo coordenador do projeto “O Direito Achado na Rua”, professor e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Junior, pela professora da Faculdade de Direito da UnB Talita Tatiana Dias Rampin e pelo defensor público do DF Alberto Carvalho Amaral, este é o segundo volume da publicação.

A obra é prefaciada pelo professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, e organizada a partir de cinco cenários: Quando o estatal colapsa é o social organizado que institui direitos: nós por nós; Quando a universidade é pública, a pesquisa e a educação não se submetem ao mercado, não se mercadorizam; Quando o mundo do trabalho confronta o capital e defende a vida; Quando a crise sanitária constata os limites do sistema de justiça e problematiza a justiça a que quer acesso; e Quando a resposta social à pandemia pede um novo paradigma para a institucionalidade e a governança. 

Na ocasião, também será relançado o primeiro volume da coleção: Direitos Humanos e Covid-19: grupos sociais vulnerabilizados e o contexto da pandemia. A obra organiza artigos voltados para a análise crítica da pandemia e seus reflexos para grupos socialmente vulnerabilizados, especialmente quanto à defesa dos direitos humanos. O lançamento virtual ocorreu em 19 de março de 2021, em formato de seminário e a live pode ser conferida no Youtube. As duas edições poderão ser adquiridas durante o evento ou pelo site da editora D’Plácido.

 

Serviço:

Lançamento do livro “Direitos Humanos & Covid-19: respostas sociais à pandemia (vol.2)”, que reúne artigos sobre o tema escritos por diversos profissionais.

Organizado por José Geraldo de Sousa Junior, Talita Tatiana Dias Rampin e Alberto Carvalho Amaral.

Quando: 28 de abril (quinta-feira), às 15h

Onde: Auditório externo da Fiocruz Brasília (campus Darcy Ribeiro, UnB)

Ficha técnica: editora D’Plácido, 920 páginas, ISBN: 978-6555894660

LEIA TAMBÉM