Estudantes realizam plenária inédita e vão criar associação discente da Fiocruz Brasília

Fernanda Marques 23 de março de 2022


Em plenária inédita dos estudantes de mestrado, especialização e residência da Fiocruz Brasília, foi aprovada a criação da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz – Brasília (APG Fiocruz – Brasília). Durante o encontro, realizado dentro da programação da I Mostra da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, criou-se um grupo de trabalho que conduzirá a formação de uma chapa e de uma comissão eleitoral, com a futura convocação de eleições para a escolha dos representantes discentes. Entre os encaminhamentos da plenária, também está a redação de uma Carta com os diversos apontamentos feitos pelos estudantes. Resiliência, diversidade, mudança, aprendizado, resistência, construção, coragem, persistência, equidade, coletividade. Essas foram algumas palavras usadas pelos estudantes para falar sobre seus cursos e, sobretudo, sobre seus desejos para esses cursos.

 

O encontro, aberto com uma poesia da residente Anaterra de Jesus, foi coordenado pela mestranda Flora Fonseca e pelas residentes Laurianna Vieira e Francyslane Silva. Flora compartilhou sua experiência de participação no Colegiado da Escola, onde são discutidas pautas como ações afirmativas, acessibilidade e inclusão, entre outras de interesse do corpo discente. Representante do Fórum Nacional de Residentes em Saúde, Laurianna destacou a importância da mobilização dos estudantes para um debate qualificado sobre suas contribuições e demandas. “Isso também é fazer ciência. Não existe ciência neutra; a pesquisa é um espaço de luta, e sem o coletivo não existe luta”, disse, lembrando que, para além da representação, e para que esta seja possível e efetiva, são fundamentais a articulação e a participação de todos. Integrante da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) da Fiocruz Brasília, Francyslane também destacou a ação coletiva para a construção de respostas como um dos objetivos da plenária. “É preciso conhecer os processos institucionais e se fazer presente nos espaços, porque representatividade importa”, destacou, ressaltando, ainda, a necessidade de enfrentamento do racismo estrutural e de todas as formas de discriminação e violência.  

 

Os espaços de representação estudantil na Fiocruz, como comissões, conselhos, câmaras técnicas e fóruns, foram apresentados pela doutoranda Lorrane Andrade, da APG Fiocruz – Rio de Janeiro, criada em 2012. Em participação virtual, ela também comentou a estrutura da APG, com coordenação geral, de finanças, articulação política, ensino e comunicação. “É uma organização com divisão das tarefas”, explicou. Algumas sugestões para a criação da APG Fiocruz – Brasília também foram trazidas pela doutoranda Elizabeth Barbosa, coordenadora geral da APG Fiocruz – Rio de Janeiro. A plenária dos estudantes da Escola de Governo Fiocruz – Brasília ocorreu em formato híbrido, no auditório interno da Escola e pela plataforma Zoom.  

 

Duas professoras estiveram presentes no início da plenária, para saudar a iniciativa dos discentes: Tatiana Novais, coordenadora da I Mostra EGF-Brasília, e Roberta Freitas, coordenadora do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde. “A Mostra tem esse objetivo de estourar as bolhas, de ser espaço de encontros, com protagonismo dos estudantes. Meu desejo é que ela se torne periódica e possa também ser levada para dentro das unidades de saúde, com participação dos usuários e dos trabalhadores”, afirmou Tatiana. “É fundamental fortalecer os espaços de participação discente e alavancar outras oportunidades. Sem troca não nada pode ser construído”, completou Roberta.

LEIA TAMBÉM