Residentes da Fiocruz participam de Conferência de Saúde Mental

Fernanda Marques 7 de março de 2022


O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Fiocruz Brasília participa, nesta quinta-feira, 10 de março, da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Planaltina de Goiás (GO). A Secretaria de Saúde de Planaltina de Goiás, município que compõe a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride), é parceira do Programa de Residência. O Centro de Atenção Psicossocial II de Planaltina de Goiás é campo de práticas da Residência. O CAPS II do município tem sido um espaço importante para a formação dos residentes, sob a perspectiva do cuidado integral e da reabilitação psicossocial.  

 

A participação dos residentes da Fiocruz Brasília na Conferência reafirma o objetivo do Programa de contribuir para a implementação de políticas públicas, em especial no campo da saúde mental, e para a qualificação do cuidado ofertado na Rede de Atenção Psicossocial, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica.

 

A Conferência terá como tema “A Política de Saúde Mental como um Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”. Ela é uma atividade preparatória para a participação do município na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde e programada para o segundo semestre deste ano.

 

Participam da 1ª Conferência de Planaltina de Goiás usuários do serviço e seus familiares, trabalhadores da saúde e de redes intersetoriais, gestores municipais, parlamentares e população em geral. O evento será realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município.

 

Das 7h às 17h, os participantes – entre eles, os residentes da Fiocruz Brasília – irão discutir quatro temáticas centrais: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS; e impactos da pandemia na saúde mental da população e desafios para o cuidado psicossocial.

 

LEIA TAMBÉM