Participe da I Mostra da Escola de Governo Fiocruz-Brasília

Fernanda Marques 3 de março de 2022


De 15 a 19 de março de 2022 será realizada a I Mostra da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília). A mobilização para as diversas atividades que compõem a Mostra começaram em 2021, envolvendo egressos, estudantes, docentes, tutores, preceptores, trabalhadores de toda a Fiocruz Brasília e sua rede parceira.

 

Durante a pandemia, apesar dos muitos desafios, toda a comunidade-escola se uniu para, coletivamente, realizar o que o educador Paulo Freire chamaria de “inéditos viáveis”. Em um momento de grave crise sanitária e social, a EGF-Brasília se reinventou e inovou para seguir firme em sua missão de formar profissionais e construir soluções inovadoras para o fortalecimento do SUS. Com o tema “Escola em Transformação – Nossa História e o Inédito Viável”, a I Mostra não só celebra uma década dessa missão, como faz uma homenagem a Paulo Freire, que teria completa 100 anos em 2021.

 

Na manhã de terça-feira, dia 15 de março, às 9h, a mesa de abertura on-line da Mostra contará com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; da reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão; da diretora da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília), Luciana Sepúlveda; da coordenadora da Mostra, Tatiana Novais; da residente da EGF-Brasília Laurianna Vieira; da doutoranda da UnB Janaína Sallas; e da presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Rodrigues. Logo em seguida, às 10h30, haverá a aula inaugural virtual com o doutor em ciências sociais Carlos Rodrigues Brandão, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e com o doutor em economia Carlos Gadelha, coordenador do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz. 

 

A programação de cinco dias inclui palestras, apresentações de experiências, rodas de conversa, encontros de egressos e várias outras ações pensadas para celebrar os 10 anos da EGF-Brasília.

 

Na tarde de sábado, dia 19 de março, às 14h, uma roda de conversa com o educador popular e sociólogo peruano Oscar Jara Holliday, que falará sobre a sistematização de experiências em saúde, marcará o encerramento da Mostra – contudo, a proposta é que a comunidade-escola continue mobilizada para novos encontros, ainda em 2022.

 

Ainda dá tempo de se inscrever

De dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, foram recebidas mais de 400 submissões de resumos expandidos sobre experiências educativas e inovadoras, resultados de pesquisas, trabalhos de conclusão de curso e atividades de extensão, entre outros.

 

A Mostra já conta com mais de 1.500 inscritos. Quem quiser participar ainda pode fazer sua inscrição pelo site www.even3.com.br/mostraescolafiocruzbsb. Serão emitidos certificados aos participantes.

 

A programação será, em sua maior parte, virtual. Além das muitas sessões abertas com transmissão no YouTube da Fiocruz Brasília, haverá algumas atividades fechadas, on-line e presenciais, voltadas a públicos específicos, como docentes ou residentes.  

 

Todos os inscritos poderão, ainda, participar das comunidades de aprendizagem, espaços virtuais temáticos, com momentos síncronos e assíncronos, totalizando 30 horas de formação, com certificado. Elas reunirão os interessados para refletir e debater questões como governança e gestão de políticas públicas para inovação em saúde, protagonismo juvenil e cidadania, e territórios saudáveis e sustentáveis, entre outras.

 

Confira aqui todos os temas, a dinâmica e o cronograma das 9 comunidades de aprendizagem

 

Confira abaixo também a programação completa da Mostra:

 

I Mostra EGF-Brasília: Programação 15 de março, terça-feira

I Mostra EGF-Brasília: Programação 16 de março, quarta-feira

I Mostra EGF-Brasília: Programação 17 de março, quinta-feira

I Mostra EGF-Brasília: Programação 18 de março, sexta-feira

I Mostra EGF-Brasília: Programação 19 de março, sábado

 

LEIA TAMBÉM