Estudantes discutem a Agenda 2030 no contexto da transformação digital em saúde

Fiocruz Brasília 24 de fevereiro de 2022


Heloisa Caixeta

 

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto da transformação digital: quais os fatores críticos para a implementação dessa Agenda no Brasil e quais as estratégias para colocar as ações em prática nos territórios? De 14 a 19 de fevereiro, uma turma esteve reunida virtualmente para discutir essas questões e refletir sobre os cenários atuais e futuros da saúde nos territórios, com foco em políticas públicas. Essa turma participou da quinta edição do curso de verão Inteligência de Futuro: prospectiva para a Agenda 2030 e seus ODS na transformação digital, da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.  

 

“Em função da pandemia, a transformação digital e a incorporação de tecnologias foram aceleradas. Esse processo será a tônica da virada de década e, daqui para frente, teremos uma rápida incorporação tecnológica, e isso irá transformar todos os nossos processos de trabalho”, afirmou o professor e pesquisador Wagner Martins, coordenador do curso e do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília.

 

Para o analista do Colaboratório Gabriel Veloso, o resultado do curso foi positivo. “Foi intenso. Foram dias de muita interação e reflexões. O exercício de, a cada ano, encontrar participantes com diferentes experiências pessoais e profissionais, e interessados em imergir em uma metodologia inovadora, é gratificante. Impressiona a capacidade dos estudantes de lidarem com situações adversas de forma colaborativa”, destacou.

 

A aula inaugural foi ministrada pelo doutor em saúde pública Antônio Cruz, que falou sobre novas tecnologias e a Indústria 4.0. Além de Wagner Martins e Gabriel Veloso, o curso contou ainda com aulas de Edward Maia, Cláudia Martins, Jorge Barreto e Márcio Aldrin. Participou também o professor Thiago Gehre Galvão, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

 

O curso de verão é oferecido como uma disciplina do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, mas também recebe alunos externos com interesse no tema.

 

Para conhecer outras disciplinas do Mestrado com vagas para alunos externos, acompanhe as chamadas em www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/ppgpps

 

LEIA TAMBÉM