Estudo aponta aumento da eficácia da vacina de Covid-19 em mais de 90% com dose de reforço

Nathállia Gameiro 4 de março de 2022


Artigo publicado na revista Nature Medicine é assinado por pesquisadores da Fiocruz e de universidades do Brasil e do Reino Unido

 

A pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais a importância da vacina para a prevenção de doenças, sendo uma das principais formas de enfrentamento do novo coronavírus, se o esquema vacinal estiver completo. Foi o que mostrou o estudo publicado este mês na revista Nature Medicine. O trabalho é coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Bahia, Manoel Barral-Netto. Entre a equipe multiprofissional que estuda o tema “efetividade de vacinas”, também estão o pesquisador da Fiocruz Brasília e professor da Universidade de Brasília (UnB) Gerson Penna; o coordenador do Cidacs e pesquisador da Fiocruz Bahia, Maurício Barreto; o pesquisador Guilherme Werneck e pesquisadores do Reino Unido entre outros que também assinam o artigo. 

 

A pesquisa analisou dados de 14 milhões de brasileiros, extraídos das bases do Ministério da Saúde, e mostrou que uma dose de reforço da vacina BNT162b2 (Pfizer/BioNTech), seis meses após a segunda dose da Coronavac, aumenta a eficácia contra o coronavírus em 92,7%. Esse aumento chega a 97,3% para casos graves, que levam a hospitalizações e mortes, principalmente entre idosos.

 

As vacinas de vírus inativados (como a Coronavac) estão entre as mais usadas em todo o mundo e têm custo mais baixo, em comparação com as de tecnologia de RNA mensageiro (como a Pfizer/BioNTech). 

 

Alguns estudos evidenciam que, de duas semanas a um mês após a aplicação da segunda dose de Coronavac, a eficácia é 55%, e 82,1% para casos graves. Até seis meses após a segunda dose, a eficácia cai para 34,7% e 72,5%, respectivamente. O artigo mostra o importante efeito da dose de reforço da Pfizer/BioNTech após duas doses de Coronavac, principalmente para idosos com 80 anos ou mais.

 

Os dados analisados são do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sobre as vacinas administradas no Brasil; do e-SUS Notifica, sobre casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em ambulatórios; e do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, sobre internações e óbitos por Covid-19.

O estudo faz parte do projeto “vigilância digital da efetividade das vacinas anti-Covid no Brasil.” No site VigiVac podem ser encontrados, com igual importância, os artigos científicos e os boletins preparados pele grupo para os gestores do SUS.

 

Confira aqui o artigo

LEIA TAMBÉM