Comissão de Evidências emite alerta e caminho a seguir para confiar em evidências e preparar ação em  futuros desafios sociais 

Mariella de Oliveira-Costa 27 de janeiro de 2022


Com informações da Comissão Global de Evidências para Enfrentar os Desafios Sociais 

 

Desafios sociais  como desempenho educacional, desempenho do sistema de saúde e mudanças climáticas ficaram em segundo plano em relação à pandemia global, agora entrando em seu terceiro ano. Mas um relatório da comissão global, divulgado hoje, conclui que os tomadores de decisão que respondem aos desafios sociais atuais e às crises de amanhã têm uma oportunidade sem precedentes de aproveitar o que funcionou no uso de evidências antes e durante a pandemia.

 

A Fiocruz Brasília é responsável pela tradução do relatório para o português, compondo uma coalizão global de instituições comprometidas com a disseminação do documento a partir do trabalho do pesquisador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Jorge Barreto, que participou do secretariado executivo da Comissão, juntamente com os colegas da McMaster University, liderados pelo John Lavis e  Jeremy Grimshaw.

 

“Desde o início da pandemia do COVID-19, nunca vi tanto interesse – de líderes políticos de muitas convicções políticas e em diversos países – em recorrer a evidências para informar sua resposta”, disse John Lavis, um dos líderes do secretariado da Comissão Global de Evidências para Enfrentar os Desafios Sociais. “Esta é uma oportunidade incrível para melhorar drasticamente nosso jogo no apoio aos líderes políticos para usar evidências para enfrentar os desafios sociais em nível global, nacional e local.”

 

“A coorte de tomadores de decisão envolvidos na tomada de decisões da COVID-19, especialmente os formuladores de políticas governamentais de alto nível, agora tem experiência direta com o uso de muitas formas de evidências e com estratégias de alavancagem que apoiam seu uso”, diz o relatório. As 24 recomendações do relatório exigem ações decisivas de várias partes interessadas para garantir que as evidências sejam usadas de forma consistente para enfrentar os desafios sociais. Entre suas oito principais recomendações estão as seguintes:

 

  • Chamada de alerta — Os tomadores de decisão, intermediários de evidências e produtores de evidências orientados para o impacto devem reconhecer a escala e a natureza do problema.

 

  •  Resolução de organizações multilaterais – A ONU, o G20 e outras organizações multilaterais devem endossar uma resolução que comprometa essas organizações multilaterais e seus estados membros a ampliar sua concepção de evidências e a apoiar bens públicos globais relacionados a evidências e capacidades distribuídas equitativamente para produzir , compartilhar e usar evidências.

 

  •  Relatório de referência — O Banco Mundial deve dedicar um próximo Relatório de Desenvolvimento Mundial para fornecer o projeto da arquitetura de evidências necessária globalmente, regionalmente e nacionalmente, incluindo os investimentos necessários em bens públicos globais relacionados a evidências e em capacidades distribuídas equitativamente para produzir, compartilhar e usar evidência.

 

  •  Sistemas nacionais (e subnacionais) de suporte a evidências — Todo governo nacional (e subnacional) deve revisar seu sistema de suporte a evidências existente (e infraestrutura de evidências mais ampla), preencher as lacunas tanto internamente quanto por meio de parcerias e relatar publicamente sobre seu progresso.

 

  • Evidências na vida cotidiana — Os cidadãos devem considerar a tomada de decisões sobre o bem-estar deles e de suas famílias com base nas melhores evidências; gastar seu dinheiro em produtos e serviços que são apoiados pelas melhores evidências; oferecendo seu tempo e doando dinheiro para iniciativas que usam evidências para tomar decisões sobre o que fazem e como fazem; e apoiar os políticos que se comprometem a usar as melhores evidências para enfrentar os desafios sociais e que se comprometem (junto com outros) a apoiar o uso de evidências na vida cotidiana.

 

  • Intermediários de evidência dedicados — Os intermediários de evidência dedicados devem avançar para preencher as lacunas deixadas pelo governo, fornecer continuidade se a rotatividade de pessoal no governo for frequente e alavancar fortes conexões com redes globais.

 

  • Plataformas de notícias e mídias sociais — As plataformas de notícias e mídias sociais devem construir relacionamentos com intermediários de evidências dedicados que podem ajudar a alavancar as fontes das melhores evidências e com produtores de evidências que podem ajudar a comunicar as evidências de forma eficaz, bem como garantir que seus algoritmos apresentem as melhores evidências e combater a desinformação.

 

  • Financiamento — Governos, fundações e outros financiadores devem gastar “de forma mais inteligente” e, idealmente, mais, em suporte de evidências. Eles podem se comprometer a garantir que 1% do financiamento seja alocado para infraestruturas de evidências nacionais (e subnacionais).

 

O relatório da Comissão de Evidências define “evidências” como evidências de pesquisa que incluem análise de dados, modelagem, avaliação, pesquisa comportamental/de implementação, insights qualitativos, sínteses de evidências, avaliação de tecnologia/análise de custo-benefício e diretrizes. O relatório reconhece o valor das evidências locais e globais. As evidências locais são extraídas dos melhores estudos disponíveis (ou seja, o que foi aprendido em um contexto nacional ou subnacional específico), enquanto as evidências globais são extraídas das melhores sínteses de evidências disponíveis (ou seja, o que foi aprendido em todo o mundo, incluindo como varia de acordo com os grupos e contextos).

 

 “Agora é a hora de descobrir como podemos aproveitar os pontos fortes existentes e preencher as lacunas nas infraestruturas de evidências domésticas e alavancar uma arquitetura de evidências global mais adequada à finalidade”, diz Jeremy Grimshaw, outro líder da Comissão de Evidências Secretariado.

 

 

O relatório da Comissão de Evidências: Um alerta e um caminho a seguir para tomadores de decisão, intermediários de evidências e produtores de evidências orientados para o impacto estarão disponíveis em sete idiomas e estão previstos webinários de lançamento, conforme figura ao lado.  Clique aqui para ler o relatório em inglês. O relatório em português estará disponível em duas semanas, no mesmo link.

 

Sobre a Comissão Global de Evidências para Enfrentar os Desafios Sociais.

A Comissão de Evidências surgiu de uma rede global de 55 parceiros – a Rede de Evidências COVID-19 para apoiar a tomada de decisões (COVID-END) se uniu para fornecer uma resposta de evidências mais coordenada ao COVID-19 e identificou pela primeira vez a necessidade da comissão . A Comissão de Evidências reuniu 25 comissários, incluindo formuladores de políticas governamentais, líderes organizacionais, profissionais e cidadãos que abordam uma série de desafios sociais em suas respectivas funções. A Evidence Commission é financiada por parceiros em três países e sua secretaria está hospedada no McMaster Health Forum na McMaster University em Ontário, Canadá.

 

 

 

LEIA TAMBÉM