Periódico científico sobre Direito Sanitário lança edição especial de 10 anos

Fernanda Marques 23 de dezembro de 2021


O periódico científico Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS), publicação do Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília, completa 10 anos. Para celebrar, em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, foi lançada uma edição especial da revista. Com oito artigos originais, o Suplemento do Volume 10 analisa o contexto pandêmico e uma diversidade de outros temas, como avaliação e incorporação de tecnologias em saúde, saúde prisional, recursos humanos em saúde e a consolidação do SUS.

 

O lançamento reforça o papel do CIADS como “um espaço a todo aquele que estuda e pesquisa as áreas do direito e da saúde ou as correlatas a esses dois grandes campos do conhecimento, para a publicização de seus trabalhos”, e ainda “um espaço de estímulo ao debate e intercâmbio entre pares e, mais precisamente, de democratização do conhecimento”. Para Maria Célia Delduque, fundadora e primeira editora científica do CIADS, e Sandra Alves, atual editora científica, a revista alavancou o processo de consolidação do Direito Sanitário como importante campo do conhecimento. “O atual prestígio alcançado pelo CIADS, no meio nacional e internacional, demonstra que o esforço empreendido ao longo de uma década vem acarretando frutos extraordinários como o aumento do interesse no tema do direito sanitário; veiculação de temas inovadores; aumento da inter e transdisciplinaridade etc.”, pontuam.

 

Maria Célia e Sandra assinam juntas o Editorial da edição comemorativa, intitulado “Por que publicar nos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário?”. No texto, elas destacam a importância dos periódicos e do acesso aberto para o desenvolvimento da ciência, e contam um pouco da história do CIADS. Elas lembram que, desde o início, a proposta editorial do CIADS, elaborada pelo médico sanitarista Luiz Carlos Romero, já trazia o direito sanitário como um campo de variadas dimensões, e abrangendo temas locais e globais.

 

O periódico está hoje em nove indexadores nacionais e internacionais; adotou o DOI (Digital Object Identifier); passou a integrar o Fórum de Editores Científicos da Fiocruz; e, em breve, estará também no Portal de Periódicos Fiocruz.

 

“Daqui para frente, o que se espera é que o CIADS continue seu caminho em prol do desenvolvimento da ciência no campo do Direito Sanitário, sofrendo as transformações naturais que fatalmente ocorrerão, mas sem deixar de manter a seriedade científica que o tem caracterizado, desde sua criação”, afirmam as pesquisadoras. “Assim é que não faltam motivos para aqueles que desejam debater e refletir sobre as variadas dimensões do direito sanitário busquem no CIADS o seu principal veículo de direcionamento dos seus manuscritos, pois seguros de que estarão em um periódico de elevada excelência”, sublinham.

 

Leia a entrevista com as editoras sobre os 10 anos do CIADS

 

Para conferir a edição comemorativa, acesse www.cadernos.prodisa.fiocruz.br

 

Para celebrar os 10 anos do periódico, autores da edição comemorativa também gravaram vídeos para a série de divulgação científica “Dê Voz ao seu Artigo”. Confira abaixo os vídeos ou clique aqui para assistir

 

#CIADS10anos

“Articulando os direitos humanos à saúde e aos benefícios do progresso científico no processo de avaliação e incorporação de medicamentos: do global ao local”

Autoras: Miriam Ventura e Deisy de Freitas Lima Ventura

Leia o artigo original

 

 

#CIADS10anos

“Consolidação de atos normativos: a especificidade da técnica legislativa e a consolidação do Sistema Único de Saúde”

Autores: Marcio Iorio Aranha e João Alberto de Oliveira Lima

Leia o artigo original

 

https://youtu.be/uCwVGhBbSE0

 

#CIADS10anos

“A teoria do risco e as novas tecnologias associadas à saúde: uma análise sobre o procedimento de incorporação e o dispositivo Essure no Brasil”

Autores: Edith Maria Barbosa Ramos; Pastora do Socorro Teixeira Leal; Natalie Maria de Oliveira de Almeida e Sara Barros Pereira de Miranda

Leia o artigo original

 

https://youtu.be/OU2KtwKWBvk

 

#CIADS10anos

“Acesso à saúde sem assistência jurídica? Sobre a inclusão das carceragens públicas na política de saúde prisional”

Autor: Martinho Braga Batista e Silva

Leia o artigo original

 

 

#CIADS10anos

“Meu corpo, minha escolha… a saúde de todos: batalhas sobre vacinação em tempo de pandemia”

Autor: Vera Lúcia Raposo

Leia o artigo original

 

https://youtu.be/8SzdGOmXnPk

 

#CIADS10anos

“O caos sanitário da crise por Covid-19 no Brasil e o direito à saúde na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”

Autores: Krishina Day Ribeiro; Leandro Cavalcante Lima; Samara Manuela Correa de Souza e Kevyson Eduardo Pimentel

Leia o artigo original

 

https://youtu.be/BfmpHBqUMIM

LEIA TAMBÉM