Direção participa da cerimônia de encerramento da primeira especialização da Fiocruz Minas

Mariella de Oliveira-Costa 2 de dezembro de 2021


O futuro que queremos: os desafios do pós-covid19 para os sistemas de saúde. Este foi o tema da conferência de encerramento da  especialização  em Auditoria de Sistemas de Saúde, do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas Gerais), realizada pelo pesquisador da unidade, Rômulo Paes. Segundo ele, o legado da pandemia que interessa é recuperar a credibilidade das instituições públicas, da democracia e da política como arte ou ciência de se produzir o que é socialmente relevante, bem como enfrentar os déficits crônicos do SUS. “É preciso que se constituam formas estáveis de financiamento do SUS e das demais políticas sociais, bem como implementar uma política de desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, além de aumentar a proteção social”, disse.

 

Essa é a primeira especialização da unidade da Fiocruz em Minas Gerais e o evento contou com a participação da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. Para ela, finalizar um curso é a consolidação de uma das apostas da Fiocruz, que está na formação de trabalhadores para o SUS, e faz parte da natureza da Fiocruz a formação de redes e parcerias entre as unidades para o fortalecimento do SUS. “Participar dessa ação ousada reforça o sistema integrado da Fiocruz, para garantir a expansão dos trabalhos e dialogar com as realidades do SUS. O encerramento do curso é um ponto de partida para aprimorar as articulações com a Fiocruz Brasília e as diferentes instituições envolvidas para que sejam feitas outras iniciativas como esta”, afirmou.

 

O coordenador do curso Fausto Pereira dos  Santos listou entre os desafios educacionais a necessidade de ofertar a formação durante a pandemia, adaptando o curso elaborado em formato presencial para aulas online. Ele agradeceu a parceria da Fiocruz Brasília na implementação do ambiente virtual de aprendizagem do curso, por meio do Núcleo de Educação à Distância, da Escola de Governo Fiocruz Brasília.   O diretor da Fiocruz Minas, Roberto Sena, também ressaltou o trabalho da Fiocruz Brasília para a realização do curso e  lembrou que a formação de trabalhadores para o SUS tem destaque no documento do IX Congresso Interno, que será realizado na próxima semana na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

 

Para a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, é uma honra que a Fiocruz faça parcerias com as secretarias de saúde dos municípios para a formação dos trabalhadores do SUS. Ela destacou a importância do René Rachou como espaço de interlocução da Fiocruz com a realidade dos municípios de Minas Gerais.

 

Também participaram da atividade a  diretora da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Betim, Vivian Alves e os  secretários municipais de saúde de Betim, e de Contagem,  Augusto Viana da Rocha, e Fabricio Simões.  Dos 45 alunos inscritos na especialização, 42 alunos concluíram a formação e a  maior parte dos alunos trabalha no SUS dessas duas cidades localizadas na região metropolitana da capital mineira. Para assistir a conferência completa, clique aqui. 

LEIA TAMBÉM