Inscrições abertas para o Curso de Especialização em Gestão da Estratégia Saúde da Família

Fiocruz Brasília 25 de novembro de 2021


Gabriella Lima

 

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão da Estratégia Saúde da Família (CEGESF), que podem ser realizadas até 3 de dezembro. A formação propõe a qualificação do quadro de gestores da Atenção Primária à Saúde no desenvolvimento de competências que promovam uma gestão eficiente, resolutiva e articulada à Rede de Atenção à Saúde (RAS), visando à melhoria do processo de trabalho e do cuidado em saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família do Distrito Federal.

 

As vagas do curso são exclusivas para servidores públicos que atuam na Gestão da Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, podendo ser gerentes dos serviços de APS (GSAP), supervisores, técnicos administrativos e gerentes regionais (DIRAPS), gerentes e técnicos da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (COAPS).

 

O curso de pós-graduação lato sensu terá carga horária mínima de 360 horas, e será ofertado na modalidade híbrida, sendo 80% das atividades a distância (EAD), em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e 20% em encontros presenciais, a serem realizados na sede da Fiocruz Brasília. Serão ofertadas 160 vagas, distribuídas por regiões de saúde e por local de atuação.

 

A estrutura curricular apresenta dois eixos de atividades educativas: o eixo estruturante, composto pelos módulos e unidades de aprendizagem; e o eixo optativo, que contempla a oferta de oficinas temáticas, minicursos autoinstrucionais e ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) nos serviços.

 

A proposta pedagógica do curso está pautada em métodos ativos e participativos, integrados com as necessidades do trabalho, possibilitando ao longo do curso a elaboração de diversas ações de intervenção no território.

 

O Curso de Especialização em Gestão da Estratégia Saúde da Família, ofertado pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília, é uma iniciativa do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Qualis APS), uma parceria entre a COAPS da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a Fiocruz Brasília e a Universidade de Brasília.

 

Para mais informações e inscrições acesse: https://bit.ly/CEGESF

LEIA TAMBÉM