Revista CIADS lança nova edição com homenagem ao seu primeiro editor

Fernando Pinto 22 de novembro de 2021


A Fiocruz Brasília acaba de lançar a quarta edição de 2021 da revista Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS). A publicação é dedicada ao médico sanitarista, escritor, pesquisador e ex-colaborador do Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília, Luiz Carlos P. Romero, ativista na defesa da democracia, da saúde e do direito sanitário, que faleceu em 12 de novembro de 2021. Romero foi o primeiro editor científico do CIADS. 

 

Na edição, entre os vários artigos publicados, o leitor encontra a resenha da obra Escritos de Saúde Coletiva: coleção de estudos do doutor Luiz Carlos P. Romero, que apresenta um conjunto de textos produzidos pelo pesquisador ao longo de sua vida profissional e acadêmica, com relatos de marcos importantes da história do SUS.

 

Já o editorial traz uma análise sobre o financiamento da ciência para o desenvolvimento da humanidade. “A pandemia da Covid-19 serviu para demonstrar como o investimento em ciência, tecnologia e inovação foi imprescindível para o seu enfrentamento. No Brasil, podemos destacar parcerias bilaterais firmadas, com enfoque na transferência de tecnologia, que está possibilitando a produção de vacina em solo nacional”, aponta a editora Sandra Mara Campos, pesquisadora em saúde pública e coordenadora do Prodisa.

 

A edição de outubro/dezembro de 2021 conta também com diferentes estudos e análises, dentre eles um artigo que trata dos impactos da desvinculação de receitas da União na efetivação do direito social à saúde, ocorrida em 2016 e 2017, para a capacidade instalada de leitos de Unidade de Terapia Intensiva durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.   

 

Outro estudo mostra como o mapeamento de casos de feminicídio em Teresina (PI), em 2017, serviu como estratégia de desenvolvimento de uma política pública local. O estudo evidencia ainda que as mulheres negras sofreram mais feminicídios que as brancas no estado.

 

Também estão entre os temas da edição a segurança do paciente; o acesso à informação de aprovação regulatória de medicamentos no marco do direito à proteção à saúde; a vulnerabilidade dos pacientes oncológicos nas demandas por tratamentos de alto custo; a transparência nas relações público-privadas para prestação de serviços de saúde; e a judicialização da saúde no Brasil.

 

O volume traz ainda a sessão jurisprudência e legislação sanitária comentadas, que analisa a competência legislativa para o enfrentamento do novo coronavírus segundo o Supremo Tribunal Federal.

 

Acesse aqui a edição número 4, volume 10 do periódico

 

O CIADS é publicado pelo Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília há 10 anos. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, Ciências da Saúde e Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais de Saúde e gestores de serviços e sistemas de Saúde.

 

Chamada de artigos: prazo prorrogado

O periódico recebe, até o dia 15 de dezembro, artigos para compor o número temático “Direito à saúde, confinamento, comunicação e Covid-19”. A chamada pública é voltada, especialmente, para artigos que abordem: Covid-19 e direitos fundamentais; legislação em saúde e medidas de confinamento no combate ao novo coronavírus; grupos vulneráveis, direito à saúde e confinamento; mídia, linguagem, pandemia e direito; e movimentos sociais, ativismo e isolamento. 

 

Para outras informações, escreva para: cadernos.direitosanitario@fiocruz.br

 

Dê Voz ao seu artigo

A judicialização da saúde no Brasil sob as lentes do modelo paradigmático de Strauss e Corbin: uma análise bibliométrica
Autores: Isabela Tavares Amaral, Felipe Dutra Asensi, Tiago Oliveira de Souza, Fernanda Teles Morais do Nascimento e Ítalo Rodolfo Silva.
Leia o artigo original

 

 

LEIA TAMBÉM