Curso aplica teatro digital para formação em saúde de trabalhadores do sistema prisional

Fernanda Marques 27 de outubro de 2021


Até 10 de novembro, profissionais que trabalham no sistema penitenciário de todo o país podem se inscrever no curso “O Teatro Digital como Estratégia de Educação em Saúde Prisional – Tuberculose e Coinfecções”, ofertado pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília, na modalidade EAD. Desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional e pela Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad), o curso integra as atividades do projeto Prisões Livres de Tuberculose.

 

Com 10 horas de duração, o curso apresenta a metodologia do teatro-fórum adaptada para o contexto digital. No Projeto Prisões Livres de Tuberculose, o teatro-fórum é aplicado na abordagem de temas como a tuberculose, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a Covid-19. O objetivo é estimular reflexões sobre saúde coletiva e promoção da saúde, interagindo com os participantes.

 

A tuberculose é uma doença com alta prevalência no sistema prisional, com sérios impactos intra e extramuros. Estratégias de educação em saúde são importantes para intervir e enfrentar esse cenário epidemiológico. No processo de formação e qualificação profissional, o teatro-fórum é uma estratégia que propicia reflexão, debate e protagonismo na transformação de práticas relacionadas à tuberculose e coinfecções no ambiente prisional.

 

Os participantes receberão certificados de Curso Livre.

 

Para mais informações e inscrição, clique aqui.  

 

LEIA TAMBÉM