Chamada pública de artigos sobre “Direito à saúde, confinamento, comunicação e Covid-19”

Fernanda Marques 26 de novembro de 2021


O periódico científico Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS), publicado pelo Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília, prorrogou o prazo e, até o dia 15 de dezembro, recebe artigos para compor o número temático “Direito à saúde, confinamento, comunicação e Covid-19”. A chamada pública é voltada, especialmente, para artigos que abordem: Covid-19 e direitos fundamentais; legislação em saúde e medidas de confinamento no combate ao coronavírus; grupos vulneráveis, direito à saúde e confinamento; mídia, linguagem, pandemia e direito; e movimentos sociais, ativismo e isolamento. 

 

A chamada é motivada pelo ciclo de debates virtual “Entre distopias e ideologias: confinamentos antes, durante e depois da Covid-19”, realizado em março de 2021. O ciclo foi organizado pelo projeto de pesquisa “Sobre as categorias governamentais criadas para abordar o fenômeno do confinamento no Brasil”, iniciado em 2017, bem antes da pandemia de Covid-19. Financiado pelo CNPq e desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), o projeto estuda questões relacionadas a sanatórios, leprosários, presídios, hospícios, asilos, abrigos, albergues e outras instituições associadas a diferentes formas de controle da circulação espacial de determinados indivíduos. 

 

Com a emergência da Covid-19 e a necessidade de compreender as implicações do confinamento provocado pela pandemia, o ciclo de debates virtual discutiu continuidades e descontinuidades institucionais, apresentou múltiplos percursos trilhados e tematizou cenários futuros, trazendo contribuições do direito sanitário, saúde coletiva, psicologia, antropologia e comunicação social.

 

A chamada de artigos para o CIADS busca, então, aprofundar essas reflexões. O número temático da revista tem como editores convidados os pesquisadores Martinho Braga Batista e Silva, do Instituto de Medicina Social (Uerj), e Adriana Kelly Santos, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Serão aceitos apenas artigos inéditos e originais, que não estejam sob avaliação em outro periódico simultaneamente. As contribuições podem ser em português, espanhol ou inglês. Os artigos serão avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas. As submissões online podem ser feitas até 15 de dezembro no site do CIADS: www.cadernos.prodisa.fiocruz.br, onde também estão disponíveis todas as orientações aos autores (no caso de primeiro acesso, é necessário fazer um cadastro). 

 

 

Para outras informações, escreva para cadernos.direitosanitario@fiocruz.br
 

Sobre o CIADS

Publicação trimestral em acesso aberto do Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília, o periódico científico Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) completa 10 anos em 2021. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, Ciências da Saúde e Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais de saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. O conselho editorial é composto por pesquisadores de diferentes países: Holanda, Portugal, Espanha, Cuba, Itália, Colômbia e China, além do Brasil. Confira aqui todas as edições

LEIA TAMBÉM