Último dia para inscrição no curso de Formação de educadores para o controle social e participação popular no SUS-DF

Fernando Pinto 20 de maio de 2021


Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para o curso livre de “Formação de educadores para o controle social e a participação Popular no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal”, o curso ocorrerá através da Plataforma de Inteligência Cooperativa com a Atenção Primária à Saúde (PICAPS), de forma semipresencial e com duração de seis meses. 

 

No cenário atual, esta formação ocupa relevante destaque no contexto das estratégias desenvolvidas pela Fiocruz Brasília no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e suas consequências no DF e no Brasil, e na mobilização pelo fortalecimento do SUS. Desde o início da crise sociossanitária em curso, a Fiocruz Brasília tem buscado esforços no sentido de fortalecer o processo de diálogo e construção compartilhada junto às comunidades. Além da integração, articulação e cooperação com as instituições parceiras e o conjunto de movimentos sociais e entidades que atuam junto à rede sócio – técnica na defesa do direito à saúde e da qualidade de vida das comunidades, em especial, aquelas que enfrentam situação acentuada de iniquidades em saúde.

 

O Curso se destina a conselheiras e conselheiros de saúde distritais e de regionais de saúde, e secretários executivos dos Conselhos de Saúde; além das lideranças dos movimentos sociais, de forma a incidir no processo decisório sobre a saúde no Distrito Federal. Ao todo, são oferecidas 60 vagas.

 

As atividades estão divididas em 72 horas de práticas pedagógicas à distância e 72 horas de ações nos respectivos territórios de saúde de inserção dos inscritos, totalizando uma carga horária de 144 horas. Serão realizadas uma oficina por mês, cada oficina terá a duração de 12 horas, conforme os dias e horários pactuados com os participantes no primeiro encontro.  

 

As inscrições para participar do processo seletivo poderão ser realizadas por meio do Campus Virtual da Fiocruz, os selecionados iniciarão as atividades em junho de 2021. Todas as informações da chamada pública e as inscrições podem ser conferidas: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/

LEIA TAMBÉM