Inscrições abertas para o curso online “Políticas Informadas por Evidências em Assistência Farmacêutica”

Mariella de Oliveira-Costa 8 de abril de 2021


Estão abertas as inscrições para o curso online “Políticas Informadas por Evidências em Assistência Farmacêutica”, organizado pelo Núcleo de Educação à Distância (Nead)  da Escola de Governo Fiocruz-Brasília. A formação busca explorar conceitos, vantagens e limitações das políticas informadas por evidências, sua aplicação atual e potencial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial na Assistência Farmacêutica.

 

O curso possui carga horária de 80 horas e capacita gestores e profissionais do SUS para usar evidências e dados disponíveis nos sistemas de informação na identificação de problemas de gestão e de serviços farmacêuticos e na tomada de decisão e para utilizar ferramentas para armazenamento e análise de dados para apoio à Assistência Farmacêutica. Serão abordados na capacitação os seguintes temas: Introdução a políticas informadas por evidências; uso de evidências na tomada de decisão em Assistência Farmacêutica no SUS e uso de evidências em temas críticos da Assistência Farmacêutica no SUS.

 

Ao final do curso, os participantes vão conseguir propor discussão sobre as vantagens e limitações das políticas informadas por evidências, sua aplicação atual e potencial no âmbito do SUS, em especial na Assistência Farmacêutica, além de refletir criticamente sobre as potencialidades e dificuldades do uso de grandes bases de dados, assim como as implicações metodológicas e éticas.

 

As inscrições permanecerão abertas até o dia 30 de maio e todas as atividades serão realizadas online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Nead da Escola de Governo Fiocruz-Brasília http://ead.efg.fiocruz.br/login.  

 

O curso é resultado de cooperação técnica entre o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), e a Fiocruz Brasília. 

 

As inscrições estão disponíveis neste link: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/efg/ead. 

 

LEIA TAMBÉM