Educação ambiental e saúde: horta comunitária fortalece ações intersetoriais no contraturno escolar

Fiocruz Brasília 13 de agosto de 2025


Juliana Chagas (Psat/Fiocruz Brasília), com edição da Ascom da Fiocruz Brasília 

 

O Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz Brasília, em parceria com a Escola Classe Alto Interlagos, integrante do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Ministério da Defesa, está promovendo atividades que unem educação ambiental, saúde e cidadania.

 

Neste semestre, crianças que frequentam o contraturno escolar na Escola Superior de Defesa participam de um espaço de aprendizado que alia teoria e prática por meio de uma horta comunitária. A iniciativa também envolve a Centro Educacional Darcy Ribeiro e busca incentivar hábitos alimentares saudáveis, o cuidado com o meio ambiente e a consciência socioambiental.

 

A horta funciona como estratégia pedagógica para estimular o consumo equilibrado de alimentos, promover a integração entre diferentes áreas do conhecimento e fortalecer o trabalho intersetorial. As crianças desenvolvem atividades de educação ambiental que abordam a promoção da saúde, os cuidados com o meio ambiente e a importância da alimentação saudável.

 

Integrando práticas educativas e comunitárias, o projeto fortalece o vínculo entre escola, comunidade e instituições parceiras, contribuindo para a formação cidadã e sustentável das crianças.

LEIA TAMBÉM