Brasília sedia formação de 60 novos(as) educadores(as) populares em saúde

Fiocruz Brasília 7 de junho de 2025


Meta é certificar 11 mil Agentes de Educação Popular em Saúde em 2025 e constituir uma rede nacional capaz de articular saberes populares, práticas tradicionais de cuidado e comunicação comunitária 


Brasília recebe, de 5 a 9 de junho, 60 educadores(as) populares de saúde vindos de 17 unidades federativas (PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, GO, DF, SP, RJ, MG, ES, PR, SC e RS) para a primeira etapa presencial do Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS). A meta é certificar 11 mil agentes até o final de 2025 e constituir uma rede nacional capaz de articular saberes populares, práticas tradicionais de cuidado e comunicação comunitária, além de fortalecer a participação social no SUS.
 

 

O grupo dos 60 educadores(as) que integra a formação em Brasília é de movimentos sociais selecionados via edital. Instalados na Casa de Retiro Assunção, eles vivenciam uma imersão de cinco dias (confira aqui a programação) que os prepara para multiplicar, em seus territórios, práticas de educação popular que fortalecem o SUS. O evento conta com a presença de gestores da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério da Saúde e da Fiocruz Brasília. 

 

Após a etapa de formação, cada educador(a) aplicará a metodologia AgPopSUS em sua comunidade, guiado(a) pelos princípios da Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Dividida em seis eixos, a formação empodera lideranças de base para defender o direito à saúde onde o SUS mais precisa: periferias, florestas, rios e campo. Orientados pelo Caderno da(o) Educanda(o), material pedagógico do Programa, os Agentes de educação Popular em Saúde em formação passarão por momentos de estudo e reflexão e momentos de ação e intervenção no território, totalizando 160h. 

 

O PROGRAMA – Desde 2023, o AgPopSUS já selecionou e formou cerca de 600 educadores(as) em todos os estados e no Distrito Federal. Instituído pela Portaria GM/MS 1.133/2023, o programa surgiu da experiência dos Agentes Populares de Saúde na pandemia de Covid-19. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), a Fiocruz Brasília e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). 


Confira aqui fotos da formação.

 

Serviço

Formação/seleção de 60 educadores(as) populares de saúde

Data: 5 a 9 de junho de 2025

Local: Casa de Retiro Assunção – Quadra 611, Via L2 Norte, Brasília/DF

Contato para imprensa: ascombrasilia@fiocruz.br

LEIA TAMBÉM