Inscrições abertas para o EpiSUS-Intermediário

Nathállia Gameiro 6 de junho de 2025


A Escola de Governo Fiocruz – Brasília está com inscrições abertas para a primeira turma do Centro-Oeste do curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS-Intermediário). A formação combina teoria e prática para qualificar a resposta a eventos de saúde pública, com base em princípios epidemiológicos e na metodologia do “aprender fazendo”.

O curso é voltado para profissionais com nível superior e vínculo ativo com o SUS (efetivo, terceirizado, bolsista ou contrato formal), que atuem em estados da região Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A proposta é fortalecer as ações de vigilância em saúde e a capacidade de resposta a emergências sanitárias nesses territórios. A formação é resultado da parceria entre a Fiocruz Brasília e o Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DEMSP/SVSA/MS).

Ao todo, estão sendo ofertadas 40 vagas, distribuídas da seguinte forma: 12 para ampla concorrência, 12 para candidatos negros (pretos e pardos), 4 para indígenas, 4 para quilombolas, 4 para pessoas com deficiência e 4 vagas para pessoas trans.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, até o dia 25 de junho, pelo link: https://ead.efg.fiocruz.br/inscricao/448. Os candidatos deverão preencher o formulário com dados pessoais e curriculares e enviar os documentos comprobatórios exigidos. 

É necessário comprovar experiência mínima de um ano em uma das seguintes áreas: epidemiologia, doenças infecciosas e parasitárias, medicina preventiva e social, saúde coletiva, saúde indígena ou quilombola, saúde da família, vigilância em saúde (epidemiológica, ambiental, hospitalar, sanitária ou laboratorial), entre outras correlatas. Também é obrigatória a apresentação de carta de liberação e anuência da chefia imediata, além da atuação atual na área de vigilância em saúde.

A especialização lato sensu é ofertada na modalidade híbrida e tem 75% da carga horária dedicada a atividades práticas, realizadas no local de trabalho dos profissionais. Os outros 25% do conteúdo são teóricos, abordados em encontros presenciais e à distância. Durante o percurso formativo, os alunos são acompanhados por tutores experientes e desenvolvem produções acadêmicas relacionadas ao seu cotidiano profissional. Cada turma também participa de uma atividade de campo voltada à solução de problemas reais em saúde pública, definidos junto ao território.

O início do curso está previsto para o dia 8 setembro. Entre os temas abordados na especialização estão: Fundamentos da Vigilância em Saúde, Avaliação de Sistemas de Vigilância, Introdução à Investigação de Surtos, Estudos Epidemiológicos, Geoprocessamento, Análise de Dados e Aplicações Práticas e Trabalho de Campo.

 As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação nos momentos presenciais serão custeadas pelo DEMSP/SVSA/MS, exclusivamente para os alunos residentes fora de Brasília e entorno.

Atenção! Antes de se inscrever, verifique se você atende a todos os pré-requisitos. 

Confira a chamada pública aqui

 

LEIA TAMBÉM