Como parte da formação da atual turma do curso de Especialização em Epidemiologia de Campo EpiSUS Intermediário – Turma Sul, profissionais da saúde realizaram, entre os dias 12 e 17 de maio de 2025, uma atividade prática em Porto Alegre (RS). A ação integra o Módulo 6 da especialização, promovida pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília.
O EpiSUS Intermediário é uma iniciativa voltada à capacitação em serviço de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo fortalecer a vigilância epidemiológica e a resposta a emergências em saúde pública. A atual turma é composta por cerca de 40 profissionais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Durante o trabalho de campo, as equipes realizaram um inquérito sobre Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP) da população em relação à dengue, em dois territórios da capital gaúcha: os bairros Restinga, na zona sul, e Vila São José/Vila João Pessoa, na zona leste. Ao todo, foram entrevistadas 420 pessoas, gerando informações relevantes sobre a percepção da comunidade e suas ações no enfrentamento da doença.
Após a coleta de dados, os alunos se dedicaram à análise dos resultados, com o objetivo de elaborar uma apresentação técnica e detalhada, contribuindo para a compreensão dos desafios locais e subsidiando estratégias de prevenção e controle da dengue.
A atividade demonstra o compromisso da Fiocruz Brasília com a formação de profissionais qualificados e com a promoção da saúde pública, por meio de práticas educativas que aliam teoria e experiência em campo.
EpiSUS em ação
Desde 2019, o EpiSUS Intermediário já formou cerca de 760 especialistas, contribuindo significativamente para o fortalecimento da capacidade nacional de resposta a emergências em saúde pública. O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS é coordenado pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, e conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs) da Fiocruz Brasília.
O programa é estruturado em três níveis – Fundamental, Intermediário e Avançado – com diferentes formatos de duração, público-alvo e dedicação dos profissionais em formação. No nível Intermediário, já foram realizadas quatro edições, totalizando cerca de 750 profissionais formados.
Para saber mais sobre a Especialização em Epidemiologia de Campo EpiSUS Intermediário e acompanhar futuras ofertas do curso, acesse: www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/episus-intermediario
*Com informações técnicas da equipe do Nevs/Fiocruz Brasília
LEIA TAMBÉM