Imagine um fio de linha que, ao se entrelaçar, forma um nó, mais alguns nós e, de repente, vê-se uma trama tecida de muitos nós. Assim, é costurada a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), constituída de trabalhadoras e trabalhadores que congregam o projeto Nós na Rede. A analogia com o universo do tecer não é mera coincidência, uma vez que profissionais da Saúde, usuários e territórios precisam estar entrelaçados para fazer uma rede cada vez mais fortalecida.
Foi com essa proposta que a Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Nusmad), em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu o Seminário Nacional Nós na Rede, entre os dias 25 e 26 de novembro, no auditório externo da instituição.
Participaram do encontro cerca de 50 mobilizadores, 33 representantes da rede de escolas do Sistema Único de Saúde (SUS), 24 representantes de coordenações estaduais de saúde mental, 23 representantes de coordenações estaduais de atenção primária à saúde, técnicos do Ministério da Saúde envolvidos na construção da proposta pedagógica e na validação de todo o material do curso, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Esse encontro é motivo de satisfação e, ao mesmo tempo, de afirmação do nosso compromisso na discussão sobre saúde mental. Sabemos de todos os percalços vivenciados pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras que estão nos territórios, e da necessidade de, cada vez mais, resgatar o que já foi feito, fortalecer a Rede e ampliar o apoio à saúde mental para que possamos garantir que o serviço seja pleno e efetivo a toda população”, assinalou Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, durante a abertura do Seminário.
Ao lado de Damásio, estiveram presentes na abertura Sônia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Atenção Especializada (Desmad/MS); Isabela Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS); Evellin Silva, diretora do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do MS; Luciana Vieira, assessora técnica do Conass, representando o presidente Fábio Baccheretti Vitor; e Flávio Álvares, assessor técnico do Conasems, representando o presidente Hisham Mohamad Hamida.
Nós na Rede
O projeto Nós na Rede é uma parceria da Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Nusmad), com o Ministério da Saúde, via Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de Atenção Especializada à Saúde (Saes) e de Atenção Primária à Saúde (Saps). A iniciativa faz parte das ações da pasta para atender às demandas de Atenção à Saúde de pessoas em sofrimento mental e que fazem uso de drogas, bem como pessoas com transtornos mentais e em conflito com a lei.
Para Sônia Barros, diretora do Desmad/MS, investir na educação permanente dos profissionais da Raps é essencial para garantir um atendimento de qualidade, eficiente e eficaz à população. “Essa formação não apenas melhora os resultados do cuidado, mas também fortalece a rede de apoio aos usuários, contribui para a construção de um sistema de saúde mais justo e inclusivo”, sublinhou.
“A educação permanente é fundamental para atender às necessidades do trabalho e às demandas emanadas dos territórios para propor ações que deem conta dos desafios enfrentados pelas equipes. O processo formativo do projeto Nós na Rede deve inspirar, sensibilizar e fomentar as nossas equipes na construção de novas práticas do cuidado, para o fortalecimento dessa Rede e do papel das escolas de saúde pública no processo de territorialização”, ponderou Isabela Pinto, secretária da SGTES/MS.
Cine Intervalo “Morar em Liberdade”
Como parte da programação do Seminário Nacional do Programa Nós na Rede, esteve em cartaz o Cine Intervalo “Morar em Liberdade”, na sala 1 do Bloco Educacional, na Fiocruz Brasília. Em uma abordagem iconográfica, que reuniu vídeos e fotografias, a mostra colocou em perspectiva as expressões do cuidado em liberdade, apresentando relatos da Reforma Psiquiátrica Brasileira e os processos de desinstitucionalização consolidados por meio da Rede de Atenção Psicossocial no país. A instalação artística foi uma parceria entre o Nusmad/Fiocruz Brasília e o Desmad/MS.
Clique aqui e veja mais imagens do Seminário Nacional Nós na Rede.
Assista à gravação do Seminário no canal da Fiocruz Brasília no YouTube.
LEIA TAMBÉM