Inclusão e Acessibilidade

Fernando Pinto 12 de setembro de 2024


Para celebrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, o Coletivo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Fiocruz Brasília realizará o encontro Conexão sem Limites: Inclusão e Acessibilidade. O evento presencial, ocorrerá no auditório externo da Fiocruz Brasília e visa promover um diálogo sobre inclusão e acessibilidade no ensino superior. E tem como objetivo também discutir e promover o debate acerca da inclusão de pessoas neurodivergentes, das práticas de acolhimento e de acessibilidade no mundo acadêmico. Além de compartilhar os desafios, estratégias, experiências e tecnologias que apoiem a educação inclusiva.

A programação do encontro começa a partir das 8h30, com a intervenção cultural do músico Lorenzo Barreto. O jovem, de 19 anos, tem transtorno do espectro autista (TEA) e é o protagonista do filme “Meu Amigo Lorenzo” – um documentário que conta a história de cumplicidade de mais de 15 anos entre o jovem e o cineasta e músico André Luiz Oliveira, que dirigiu a produção. “A música é a minha comunicação com o mundo. É a minha linguagem com as pessoas e a alegria da minha vida”, é assim que o jovem brasiliense descreve o significado da música para ele.

 

Em seguida, ocorre a mesa de abertura com a presença das diretoras Fabiana Damásio e Luciana Sepúlveda, da Fiocruz Brasília e da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília) respectivamente. Além da presença do representante do Coletivo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Fiocruz Brasília, Fábio Barcelos.

 

“Neurodiversidade e Educação Inclusiva no Ensino Superior” é a temática da roda de conversa que completa a programação, participam a diretora da Pasta de Acessibilidade e Inclusão do diretório central dos estudantes da Universidade de Brasília (UnB), Millena Moraes; a coordenadora dos cursos de Farmácia e Psicologia da Faculdade Anhanguera de Brasília, Melissa Desune; e a discente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da EGF-Brasília, Fabiana Lino. 

 

O evento terá certificado pela Escola de Governo Fiocruz-Brasília. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

 

Saiba mais

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente em 3 de dezembro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. O objetivo principal da data é promover a conscientização sobre a importância de garantir uma melhor qualidade de vida e assegurar os direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo. Pessoas com deficiência são aquelas que enfrentam limitações no desempenho de atividades e necessitam de atenção integral que engloba promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. É fundamental lembrar que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas; assim como qualquer outra pessoa, elas possuem direitos e deveres que devem ser respeitados e garantidos.

 

Criado em 2020, o Coletivo da unidade tem como missão promover o debate  no dia a dia da instituição, mapear as demandas e promover ações que fortaleçam a agenda da inclusão e da acessibilidade, na perspectiva dos direitos e da equidade na unidade. Em caso de dúvidas ou outras informações, entre em contato pelo e-mail: inclusao.bsb@fiocruz.br 

 

Serviço:

Conexão sem Limites: Inclusão e Acessibilidade: “Neurodiversidade e Educação Inclusiva no Ensino Superior”
Dia:
21 de setembro (sexta-feira)
Horário:
8h30 às 12h
Local:
Auditório externo da Fiocruz Brasília
Confira aqui a programação

LEIA TAMBÉM