Oficina com pesquisadora francesa pode gerar acordo de cooperação

Mariella de Oliveira-Costa 31 de março de 2023


A Assessoria de Relações Internacionais da Fiocruz Brasília promoveu, na última sexta-feira, 24 de março, uma Oficina de Cooperação Internacional entre a instituição e a Universidade Sorbonne Paris Nord, a partir de visita técnica da pesquisadora Valérie Ganem. O encontro deu início ao encaminhamento de futuro acordo de cooperação internacional e respectivo plano de trabalho entre a Fiocruz e a Université Sorbonne Paris Nord. 

 

A atividade contou com a participação de trabalhadores do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin); do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (Psat); do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e da Assessoria de Comunicação (Ascom). A vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise Oliveira e Silva comentou que essas parcerias são importantes para docentes e alunos da instituição, pois abrem possibilidades de estudos conjuntos. Na ocasião, o assessor de relações internacionais da Fiocruz Brasília, Manoel de Araújo Amorim, fez breve apresentação da Fundação e das diferentes áreas de atuação da Fiocruz Brasília, e os presentes compartilharam seus temas de pesquisa para vislumbrar possibilidades de cooperação. 

 

A pesquisadora trabalha na instituição francesa na Unidade Transversal de Pesquisa em Psicogênese, e desde 2016 estuda a saúde do trabalho e da migração no Brasil e na França. Em 2021, iniciou pesquisas sobre saúde mental e trabalho nas comunidades de pesquisadores artesanais e quilombolas da Baía de Todos os Santos, com base no método da psicodinâmica do trabalho, junto com ao Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir desta pesquisa, ministrou seminário para os alunos do programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde, da Escola de Governo Fiocruz – Brasília na quinta-feira, 23 de março.  Clique aqui para assistir à gravação.

 

A experiência de pesquisa dela tem interface com o trabalho já desenvolvido pela Fiocruz Brasília em comunidades pesqueiras no país, trabalho que Valérie conheceu a partir de produção audiovisual elaborada por pesquisadores do  PSAT . Antes da capital federal, ela passou pelas cidades baianas de Maragogipe, Santo Amaro e Salvador, para oficinas de pesquisa com as comunidades de lá, com participação de pesquisadores do PSAT.

 

  

LEIA TAMBÉM