Fiocruz Brasília celebra formatura dos discentes

Fernando Pinto 6 de março de 2023


A Fiocruz Brasília realizou, nos dias 01 e 02 de março, as cerimônias de formatura simbólica dos estudantes do período de 2020 a 2022 da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília). Ao todo, participaram das cerimônias 224 discentes provenientes das turmas dos cinco Programas de Residência Multiprofissional; de sete Especializações; e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde (MPPS) e Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde – Polo Brasília).

 

A EGF-Brasília realiza a formação educacional continuada dos quadros funcionais do Sistema Único de Saúde (SUS). De forma articulada com as demais unidades do complexo Fiocruz e universidades públicas, oferece cursos livres, de pós-graduação lato e stricto sensu. Com a pandemia de Covid-19, instaurada em 2020, foram apresentados diversos desafios para os docentes e discentes da Escola, fazendo com que todos tivessem que adaptar a forma de ensinar e aprender. Com a implementação do ensino remoto eles tiveram não somente que se adaptar às novas plataformas, mas também ao distanciamento físico da sala de aula e, muitas vezes, à solidão de realizar os trabalhos e pesquisas. 

 

Para a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, os formandos da EGF-Brasília são a representação de que não andamos só pelo caminho de escrever a história do SUS. “Juntos seguimos na jornada de defesa e manutenção do SUS, e a nossa Escola sempre estará de portas abertas para receber a colaboração de todos vocês no trabalho de construtores do Sistema Único de Saúde”, afirmou ao falar que os cursos de pós-graduação da Fiocruz Brasília representam uma defesa pelo SUS e pela articulação entre ensino, gestão, serviço e comunidade.

 

A diretora da EGF-Brasília, Luciana Sepúlveda, destacou o empenho, coragem e motivação dos coordenadores, docentes, colaboradores e formandos, ao falar sobre o processo de construção dos cursos de pós-graduação da Escola, em especial no período da pandemia de Covid-19. “Estamos celebrando hoje um novo ciclo, em que reunimos vários egressos que buscaram em nossa Escola o aperfeiçoamento da teoria, da experiência profissional e da prática no território”, reforçou ao exaltar a importância da conexão de todos os formandos. “Vocês não são apenas egressos, seguem parte deste grande projeto educacional da nossa Escola. Que sigamos juntos na defesa e fortalecimento das políticas públicas em prol do SUS”, disse.  

 

Aprendizados e desafios

Os discentes e docentes da EGF-Brasília compartilharam os aprendizados e desafios destes últimos três anos em sala de aula, além das vivências das aulas presenciais e remotas, do campo de prática e alguns resultados das pesquisas desenvolvidas em prol das políticas públicas e do fortalecimento do SUS. Confira abaixo alguns relatos:

 

“Eu gostaria de deixar um manifesto de gratidão, para todos os formandos que contribuíram efetivamente no Sistema Único de Saúde do DF. A presença de vocês em nossas unidades levou conhecimento para nossas equipes e provocou os nossos serviços a fazerem melhor e com mais qualidade”.

Adriano de Oliveira, formando do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde e chefe da Assessoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde do DF

 

“É tempo de celebração e de agradecer a conquista do diploma. Contamos com a participação de vocês nos processos de construção dessa rede pedagógica da nossa Escola. Que sigamos de mãos dadas na defesa do SUS e no fortalecimento do ensino em saúde”.   

Osvaldo Bonetti, coordenador do Programa de Residência em Atenção Básica da Fiocruz Brasília e da Especialização em Educação Popular em Saúde na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis

 

“A Fiocruz é dos profissionais da saúde, dos estudantes, dos usuários do SUS e do povo brasileiro. E hoje, os formandos aqui presentes de diversas áreas da saúde validam essa afirmação. Não se faz saúde sem médico, mas também não se faz sem os outros profissionais da categoria. O cuidado em saúde é essencial para o funcionamento do SUS”.         

Armando Raggio, coordenador do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade

 

O Mestrado Profissional tem por bem a tentativa de dar um novo olhar para as políticas públicas no SUS. Este é um grande motivo que temos para celebrar o passado, o presente e o futuro”.

Roberta Freitas, coordenadora do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde

  

“O ingresso no mestrado do ProfSaúde foi o início de um projeto na minha missão de profissional de saúde em defesa e fortalecimento do SUS. Hoje agradecemos ao Sistema Único de Saúde o que temos e o que almejamos ter”.

Valquiria Alves, formanda do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde)

 

“Mais do que especialistas, nos tornamos profissionais que contribuíram, sustentaram e defenderam o Sistema Único de Saúde, garantindo o acesso à saúde àqueles que foram marginalizados no ápice da pandemia da Covid-19”.

Iury Vitor Carneiro, formando da Residência em Atenção Básica

 

“Foi uma experiência exitosa de articular essa formação com o governo, a academia e a comunidade em prol da governança territorial e o SUS. Hoje temos no território pessoas com capacidade de identificar as necessidades que possam orientar políticas públicas para sua comunidade”.

Wagner Martins, coordenador da Especialização em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável e Sustentável

 

“Esse curso foi um presente para todos nós e para a nossa cidade Estrutural, e foi um divisor de águas dentro do território, nos trazendo o conhecimento para avançarmos com propostas de políticas públicas para nossa comunidade. Não é fechando uma BR e impedindo o direito de ir e vir que vamos alcançar nossos direitos”.

Marta Lima do Ovides, formanda da Especialização em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável e Sustentável

 

“A Fiocruz me apresentou novas metodologias de estudo e me proporcionou chegar até aqui, com mais conhecimento sobre a saúde coletiva e com a vontade de continuar na caminhada pelo fortalecimento e sucesso do SUS”.  

Sueli de Oliveira Lorenço, formanda da Especialização em Saúde Coletiva

 

“Vivenciamos situações desafiadoras para realizar o nosso mestrado durante o início da pandemia, pois além de mestrandos, os egressos estavam na linha de frente de combate à Covid-19, sem vacina, sem proteção e sem mais informações do vírus, e tinham ainda um mestrado para dar conta. Vocês são mais que mestres, vocês representam a grandiosidade do nosso SUS”.

Kellen Gasque, coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família, Polo Brasília

 

“Hoje encerramos mais uma etapa em nossas vidas. Ao longo desses meses de estudos e dedicação tivemos a oportunidade de crescer e evoluir como profissionais no campo do Direito Sanitário e compreender a importância desta temática dentro do SUS e para a sociedade”.

Dayla Soeiro Homem, formanda da especialização em Direito Sanitário

 

“Foi desafiador realizar um curso direcionado para o campo de prática que precisou ser reinventado para a realidade virtual devido à emergência de saúde pública da Covid-19. Aprendemos a lidar com o ensino a distância e o desafio de colocar em prática a abordagem epidemiológica com a vivência de uma pandemia”.

Marcelo Felga, formando da Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EPISUS-Intermediário)

 

“O programa de residência em saúde da família é um pingo de água no oceano, mas seguimos fazendo a nossa parte em prol das populações do campo, floresta e águas. Esses espaços educacionais contribuem para minimizar as desigualdades sociais, a má distribuição de renda e a falta de acesso a políticas públicas”.

André Fenner, coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na População do Campo e do Curso de Especialização em Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Distrito Federal

 

“Foi uma honra estudar em uma instituição tão emblemática e importante para o SUS, tivemos que nos reinventar durante o período da residência, devido ao contexto da pandemia. Mas nada disso invalida as construções que obtivemos e só reafirma os aprendizados que recebemos”.

Alessandra Luiza de Oliveira, formanda da Residência em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas

 

“O curso cumpriu o seu papel de formar lideranças para territórios saudáveis e sustentáveis e instrumentar essas pessoas que lutam a favor da saúde e da vida, e contra o uso de fertilizantes sintéticos e agrotóxicos no DF”.

Juarez Martins, formando da especialização em Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Distrito Federal

 

“Estar aqui com meu filho nos braços e ainda no meu puerpério é uma afirmação que superei todos os desafios enfrentados durante a minha residência. Temos que fortalecer ainda mais o papel que a Fiocruz tem dentro do SUS e a diferença que ela faz com os seus programas de residências”.

Patrícia dos Santos Massarano, formanda do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade

 

“Muito importante a Escola fazer essa cerimônia. A conclusão de um mestrado não é algo banal, deve ser celebrado, comemorado, compartilhado com as famílias e amigos dos nossos alunos”.

Mariella Oliveira, docente do Mestrado Profissional da EGF-Brasília  

 

“Esse momento de celebração é muito especial, ele marca não só a conclusão de um curso de mestrado, mas a vitória da ciência e da busca pelo fortalecimento do SUS”.

Ana Cláudia de Melo, formanda do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde

 

Também participaram das cerimônias os tutores, preceptores, supervisores, coordenadores dos cursos, colaboradores e docentes da EGF-Brasília, além dos familiares e amigos dos formandos.

 

Confira em nosso canal no YouTube as transmissões das cerimônias de formatura dos Programas de Residências, das turmas de Mestrado e dos Cursos de Especializações. Acesse também em nosso Flickr os registros fotográficos

 

Fique por dentro da EGF-Brasília

A EGF-Brasília além de oferecer cursos nas diversas modalidades educacionais, atende demandas de assessoria nos projetos de desenvolvimento institucional da Fiocruz Brasília e do Ministério da Saúde. A Escola foi inicialmente concebida como Núcleo Federal de Ensino, tendo por objetivo a formação de quadros, produção de conhecimento e apoio técnico para a gestão do SUS. Em 2011, o núcleo foi ampliado e denominado Escola de Governo Fiocruz-Brasília. A Escola oferta cursos livres em diversas modalidades e áreas de conhecimento do setor saúde, além do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde (MPPS) e o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). A EGF-Brasília também oferta cinco Programas de Residências Multiprofissional em Atenção Básica; em Medicina da Família e Comunidade; em Gestão de Políticas Públicas para Saúde; em Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo; e em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

 

As especializações ofertadas pela Escola são: Direito Sanitário; Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Distrito Federal; Educação Popular em Saúde na promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis; Saúde Coletiva; Epidemiologia Aplicada as Serviços do SUS (EPISUS-Intermediário) e Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável e Sustentável.

 

A grade de cursos de especializações, também conta com a especialização em Comunicação em Saúde, que teve sua primeira oferta no ano de 2020. A formatura da primeira turma ocorreu em novembro de 2022, como parte da programação do III Seminário Internacional e VII Seminário Nacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa.

 

Fotos: Sergio Velho Junior/Fiocruz Brasília 

 

 

LEIA TAMBÉM