Qualis APS: Nova etapa da avaliação da Atenção Primária

Fernanda Marques 22 de julho de 2022


Alexandre Penido

 

A medida vai aprimorar avaliação dos serviços e atendimentos ofertados nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal

 

O programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis APS) iniciou uma nova fase na avaliação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. Após realizar um diagnóstico da estrutura das Unidades Básicas de Saúde, a autoavaliação e a elaboração e desenvolvimento dos planos de ação para a qualidade (PAQ) das equipes de saúde da família e da gestão, o Programa se prepara para começar uma avaliação in loco. A ação pretende levantar informações relevantes junto aos gestores, profissionais e usuários das Regiões de Saúde do DF, de modo a aprimorar a prestação e a gestão dos serviços de saúde da APS.

 

A nova etapa já começa com uma novidade: os entrevistadores vão utilizar um software chamado “Redcap”.  A ferramenta online vai garantir a consistência, o armazenamento e a organização dos dados coletados.

 

Avaliação in loco

Para a avaliação, a equipe da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), elaborou um instrumento com questões que englobam a organização do trabalho das equipes de saúde da família, de saúde bucal e de gestão; o funcionamento dos serviços; a satisfação dos usuários; e a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A avaliação será feita em todas as UBS do DF (exceto as unidades prisionais) e com todas as equipes que realizaram a autoavaliação.

 

Treinamento

Os entrevistadores de campo participaram, nesta semana, de uma oficina de capacitação para o uso da ferramenta online de avaliação in loco. A ação foi realizada também com os supervisores de campo, que vão orientar e acompanhar o trabalho de coleta de dados junto com os entrevistadores. A ferramenta já foi testada em campo em duas UBS do DF.

 

Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde consiste em ações de saúde que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento e vigilância em saúde, desenvolvidas por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, com equipe multiprofissional. Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e é a organizadora de toda a Rede de Atenção à Saúde.

 

Acompanhe o trabalho do Programa Qualis APS no Instagram

LEIA TAMBÉM