Educação Permanente em Saúde: multiplicadores

Fiocruz Brasília 11 de maio de 2022


Alexandre Penido

 

Gestores de saúde ligados ao processo de Educação Permanente em Saúde (EPS) no Distrito Federal (DF) vão se reunir nesta sexta-feira, 13 de maio. O objetivo é fomentar e instrumentalizar as agendas de EPS nas Regiões de Saúde do DF. A ação vai proporcionar qualificação para a análise de elementos pedagógicos envolvidos nos processos educacionais. Esse já é o segundo encontro de um conjunto de seis oficinas promovidas pela Secretária de Saúde do DF (SES/DF) por meio do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do DF (QualisAPS). A iniciativa busca, cada vez mais, aperfeiçoar o trabalho das equipes de Atenção Primária e potencializar o atendimento à população de forma humanizada e resolutiva.

 

A II Oficina de Educação Permanente em Saúde será um espaço para a qualificação de multiplicadores, como ressalta o coordenador da Meta 3 do programa QualisAPS, Marcelo Pedra. “Estamos no momento de apostar na qualificação dos colegas da SES/DF da maneira mais plural possível, envolvendo os Núcleos de Educação Permanente, os Programas de Residência e as Gerências de Qualidade, para poder chegar o mais perto possível das Equipes de Saúde da Família. Queremos fazer dessa oficina um espaço para incidir, por diferentes vias, na agenda de Educação Permanente dessas Equipes no DF”, destacou.

 

Com a ação, a SES/DF continua investindo na manutenção da Educação Permanente dos profissionais de saúde. A medida é uma forma de garantir o funcionamento qualificado do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento dos serviços e ações da Atenção Primária à Saúde.

 

A EPS é um dispositivo de formação que deve fazer parte do dia a dia dos profissionais que atuam na área da saúde. Ela deve integrar o processo de trabalho em saúde para que tudo funcione da melhor forma possível, detectando problemas e buscando soluções. A EPS amplia e qualifica o acesso de pessoas aos serviços de saúde; promove a valorização dos profissionais em sua prática; e propicia qualidade na oferta de ações e serviços aos usuários, famílias e comunidades.

 

Mais informações nas redes sociais do Programa QualisAPS: Instagram, Facebook e Twitter.

 

LEIA TAMBÉM