Homenagem ao médico sanitarista e escritor Luiz Carlos P. Romero

Fernando Pinto 16 de novembro de 2021


A Fiocruz Brasília recebe com grande pesar a notícia do falecimento do médico sanitarista, escritor, pesquisador e ex-colaborador do Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília, Luiz Carlos Pelizari Romero.

 

Militante da saúde pública ao longo dos muitos caminhos percorridos no processo de criação do Sistema Único de Saúde (SUS), Romero foi peça fundamental na concretização do SUS, história que ele fez questão de destacar com detalhes em seu último livro “Escritos de Saúde Coletiva: coleção de estudos do doutor Luiz Carlos P. Romero”, organizado e lançado pela Fiocruz Brasília em junho de 2021.

 

O livro é uma viagem pelos episódios mais importantes da trajetória do SUS, relatados por alguém que viveu cada movimento e cada decisão. A publicação reúne conteúdos valiosos para quem deseja conhecer melhor o SUS, por meio de estudos, pareceres e textos livres, escritos em diferentes momentos da vida profissional do mestre em saúde coletiva.

 

Romero foi o primeiro editor científico dos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília. Servidor aposentado do Senado Federal, foi chefe da unidade de treinamento do Programa Nacional do Ministério da Saúde, onde atuou também como assessor de gabinete do ministro da Saúde.

 

Em sua atuação profissional, ele se destacou na defesa da democracia, da saúde e do direito sanitário, bem como no trabalho desenvolvido nas áreas de saúde pública, recursos humanos para a saúde e controle de doenças (tuberculose, infecções hospitalares, tabagismo e HIV/Aids).

 

Além do seu último livro, Romero foi autor das obras: “Estudos de Direito Sanitário” (Senado Federal/2011) e “Saúde & Política: a doença como protagonista de história” (Brasília/2019).

 

O SUS perde um grande defensor, mas o seu legado continuará sempre presente!
Nossos sinceros sentimentos à família, aos amigos e a toda comunidade SUS.

LEIA TAMBÉM