Debate dá início à autoavaliação da Atenção Primária à Saúde do DF

Fiocruz Brasília 6 de setembro de 2021


Por Alexandre Penido

 

Webinário trouxe diálogos e reflexões sobre o aprimoramento dos serviços prestados à população nas UBS

 

A busca do modelo ideal para a Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal (DF) tem sido essencial para a construção de um atendimento mais qualificado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse foi o destaque do webinário “Preparatório para a Autoavaliação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal”, transmitido pelo canal Qualifica APS no YouTube. No evento, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer e se apropriar de informações sobre o processo de construção de padrões de qualidade dentro do serviço público de saúde.

 

O webinário faz parte de um conjunto de ações para o início da autoavaliação dos serviços e atendimentos prestados à população na APS do DF. A ideia é que os gestores, em parceria com os profissionais de saúde, desenvolvam e incorporem novas estratégias para fortalecer o atendimento à população.

 

De acordo com o coordenador de APS do DF, Fernando Erick Damasceno, é necessário consolidar e implementar o modelo de Estratégia Saúde da Família. “Temos o desafio de atualizar o processo de trabalho e torná-lo cada vez mais humano e acessível, de modo a garantir um cuidado integral e longitudinal”, disse.

 

O coordenador ressaltou ainda que esse processo deve ser o ponto de partida para a melhoria dos serviços prestados à população. “O Qualis funciona em ciclos. E esse é o primeiro movimento para a gente construir, a partir da autoavaliação, os Planos de Ação para Qualidade (PAQ). Vamos conseguir enxergar planos estruturados de melhorias e trazer toda a evolução, com melhores condições e melhor infraestrutura, a partir de uma malha de serviços”, afirmou Fernando.

 

A pesquisadora Magda Scherer, da Universidade de Brasília (UnB), destacou que o processo de construção dos padrões de qualidade, no âmbito do Programa Qualis APS, foi participativo e inovador. “A inovação está no desenvolvimento desse processo avaliativo e participativo. Os padrões foram desenhados com base na experiência singular do DF”, ressaltou Magda.

 

Durante o webinário, os profissionais de saúde e gestores tiveram o primeiro contato com a Plataforma de Autoavaliação do Qualis APS. Ela será o instrumento por meio do qual os profissionais vão responder a questões sobre os serviços prestados na APS. Após o processo de autoavaliação, que começou na última quarta-feira (1/9), as equipes e a gestão local da APS do DF receberão apoio institucional para elaborar e implementar um PAQ, que permitirá melhorar de forma contínua a qualidade dos atendimentos.

 

O webinário abordou ainda outras atividades já realizadas pelo Programa Qualis APS. Entre elas, o Diagnóstico Inicial de Estrutura da APS do DF, a construção dos Instrumentos de Autoavaliação e a integração com o Acordo de Gestão Local (AGL). O evento contou com a mediação da pesquisadora Denise Furlanetto, da UnB.

 

Qualis APS

Criado em janeiro de 2019, o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Qualis APS) tem como objetivo melhorar os serviços prestados na APS do DF. Ele é desenvolvido por meio de convênio entre a SES/DF, a Fiocruz Brasília e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), com a colaboração técnica de pesquisadores da UnB. Fazem parte do Programa trabalhadores e gestores das sete Regiões de Saúde do DF, com o apoio de conselheiros de saúde.

 

Assista à íntegra do webinário no canal do YouTube Qualifica APS

 

Para mais informações, acesse as mídias sociais do Qualis APS: Instagram, Facebook e Twitter

 

LEIA TAMBÉM