Fiocruz Brasília
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

10/05/2018

Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Fiocruz Brasília formula curso em parceria com Unifesp


Valéria Vasconcelos Padrão

O Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NuSMAD) da Fiocruz Brasília promoveu, em parceira com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - campus Baixada Santista - e o Centro de Convivência de Lei, o Curso Drogas e Direitos Humanos: protagonismo, educação entre pares e Redução de Danos.

Ministrado no campus da Baixada Santista, o curso é direcionado a pessoas com experiência de uso de drogas atendidas em serviços público, trabalhadores de nível médio inseridos em serviços de assistência social e de saúde do município de Santos e região e, também universitários vinculados às políticas afirmativas

June Scafuto, do Núcleo de Saúde Mental, explica que a estratégia é de cuidados e de não interferência na escolha das pessoas. A professora Luciana Surjus, da Unifesp, diz tratar-se de uma aposta de educação entre pares envolvendo populações que, costumeiramente, são preteridas de processos formativos. E mais, que “o resultado tem sido uma experiência de redução de danos em ato produzindo transformações sensíveis em todos os envolvidos e consolidando o entendimento que a questão do uso de drogas é eminentemente um tema para o debate no campo do direto à cidadania”.

O NuSMAD desenvolve outros projetos em parceria com a Unifesp, como a pesquisa de avaliação do Programa Volta para Casa em São Paulo, Santos e Campinas e já desenvolveu outras atividades com a participação da Prof.ª Luciana Surjus, como o Projeto Redes e o projeto de Engrenagens da Educação Permanente, ambos já finalizados.

Confira aqui o relato da professora Luciana Surjus

 

Voltar ao topoVoltar