Fiocruz Brasília
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

14/06/2018

Mestrado Profissional em Saúde da Família vai abrir nova turma


Mariella de Oliveira-Costa

A Fundação Oswaldo Cruz e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva lançaram novo edital do Mestrado Profissional em Saúde da Família. Este mestrado busca formar profissionais que atuem como preceptores para graduação e residência médica em saúde da família e contribuam para melhorar o atendimento no SUS. Além disso, a iniciativa busca fortalecer as atividades educacionais relacionadas à Saúde da Família nas diversas regiões do país e integrar o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuários. 

Para participar da seleção é necessário que o interessado seja formado em medicina, docente da graduação ou residência em medicina; ou preceptor/tutor de residências médicas, graduação médica ou do Programa Mais Médicos; ou ainda que seja médico da atenção básica. 
Ao todo, são disponibilizadas 200 vagas para o curso que é ofertado em todo o país, na modalidade de ensino à distância com nove encontros presenciais. A Fiocruz Brasília, por meio da Escola Fiocruz de Governo,  será sede dos encontros presenciais dos estudantes do Mato Grosso (2 vagas) e Distrito Federal (5 vagas), além de ofertar seu Núcleo de Educação à Distância para a gestão de parte do ambiente virtual de aprendizagem.

 As linhas de pesquisa  são: 
- Vigilância em saúde; 
- Pesquisa clínica: interesses da atenção básica; 
- Informação e saúde; 
- Gestão e avaliação de serviços na Estratégia de Saúde da família/atenção básica; 
- Educação e saúde: tendências contemporâneas da educação, competências e estratégias de formação profissional; 
- Atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica em saúde. 

As inscrições para o processo seletivo serão abertas de 13 a 30 de agosto e o curso terá início em abril de 2019. A seleção compreende prova de inglês, prova de conhecimentos específicos, análise de currículo e prova oral. A lista completa com a documentação e cronograma do processo seletivo está disponível neste link:  http://www.sigass.fiocruz.br/pub/inscricao.do?codP=126 

Esta é a segunda edição do Mestrado Profissional em Saúde da Família.  A  primeira turma, ainda em andamento, tem sob a responsabilidade da Fiocruz Brasília, seis alunos de Mato Grosso e quatro de Brasília.  O Núcleo EAD da Escola Fiocruz de Governo é  responsável pela gestão do ambiente virtual desta primeira turma, para os estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal,  Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O curso conta também com alguns professores da Fiocruz Brasília no seu corpo docente . 
 

Voltar ao topoVoltar