A Escola de Governo Fiocruz Brasília, da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), aqui representada pela Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (PICAPS) e pelo Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis APS), torna pública a abertura de vagas para o CURSO EM INTELIGÊNCIA COOPERATIVA E TERRITORIAL NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Na modalidade a distância – ensino em serviço, o curso tem por objetivo fornecer suporte educacional para as equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde e da Assistência Social com vistas à resolução de problemas que surjam durante as atividades, nas unidades de serviço e nos territórios de prática, de enfrentamento da pandemia de COVID-19. Inicialmente, as aulas serão online, pelo software Microsoft Teams.
O requisito para participação no curso é pertencer ao quadro de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal lotado em serviços assistenciais e/ou em gestão da rede de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal ou ao quadro de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal.
O curso fará a integração da educação permanente com ênfase na articulação entre conhecimento atualizado, domínio de metodologias científicas de geração de conhecimento (pesquisa) e aplicação orientada às atividades de enfrentamento da pandemia de COVID-19 nos territórios, com a finalidade de seu monitoramento e contenção.
Com uso intensivo de tecnologias digitais para a interação permanente e atemporal, entre discentes e orientadores (monitores) para a resolução de problemas que surjam durante as atividades nas unidades de saúde, assistência social e nos territórios de prática.
Dúvidas sobre o curso, inscrição e acesso clique o aqui
Carga Horária
180h
Período de Inscrição
03/08 a 30/10/2020
Período de Oferta
Vagas
Ilimitadas
Nível
Aperfeiçoamento / Livre
Modalidade
Curso a Distância, com encontros online
MÓDULOS |
Biossegurança para profissionais de saúde em atuação no enfrentamento da COVID 19. |
Abordagem familiar na Atenção Primária à saúde. |
Territorialização participativa. |
Monitoramento colaborativo. |
Vigilância em saúde na Atenção Primária e Atenção em saúde. |
Pessoas em situação de rua no contexto da COVID-19. |
– Encontros online semanais.
– Pesquisa de Reações.
O curso é voltado para profissionais graduados ou de nível médio da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal lotados em serviços assistenciais e/ou de gestão da rede de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal e para profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal.
Os certificados serão gerados automaticamente pela plataforma EAD. Para alcançar a certificação no nível de aperfeiçoamento, será necessário cursar 180 horas-aula e ter concluído nível superior. Para nível médio, a certificação será por módulo temático como curso livre.