Inteligência Cooperativa e Territorial no Enfrentamento da Pandemia e suas Consequências

Por: Fiocruz Brasília
28/05/2020

Escola de Governo Fiocruz Brasília, da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), aqui representada pela Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (PICAPS) e pelo Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis APS), torna pública a abertura de vagas para o CURSO EM INTELIGÊNCIA COOPERATIVA E TERRITORIAL NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS.


Na modalidade a distância – ensino em serviço, o curso tem por objetivo fornecer suporte educacional para as equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde e da Assistência Social com vistas à resolução de problemas que surjam durante as atividades, nas unidades de serviço e nos territórios de prática, de enfrentamento da pandemia de COVID-19. Inicialmente, as aulas serão online, pelo software Microsoft Teams.


O requisito para participação no curso é pertencer ao quadro de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal lotado em serviços assistenciais e/ou em gestão da rede de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal ou ao quadro de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal.


O curso fará a integração da educação permanente com ênfase na articulação entre conhecimento atualizado, domínio de metodologias científicas de geração de conhecimento (pesquisa) e aplicação orientada às atividades de enfrentamento da pandemia de COVID-19 nos territórios, com a finalidade de seu monitoramento e contenção.


Com uso intensivo de tecnologias digitais para a interação permanente e atemporal, entre discentes e orientadores (monitores) para a resolução de problemas que surjam durante as atividades nas unidades de saúde, assistência social e nos territórios de prática.


Dúvidas sobre o curso, inscrição e acesso clique o aqui


Importante: Haverá seleção dos inscritos, pois participará da seleção apenas quem pertencer ao quadro de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal.

Carga Horária
180h

Período de Inscrição
03/08 a 30/10/2020

Período de Oferta

Vagas
Ilimitadas

Nível
Aperfeiçoamento / Livre

Modalidade
Curso a Distância, com encontros online


Conteúdo programático

MÓDULOS

Biossegurança para profissionais de saúde em atuação no enfrentamento da COVID 19.

Abordagem familiar na Atenção Primária à saúde.

Territorialização participativa.

Monitoramento colaborativo.

Vigilância em saúde na Atenção Primária e Atenção em saúde.

Pessoas em situação de rua no contexto da COVID-19.

Atividades

– Encontros online semanais.

– Pesquisa de Reações.

Público-alvo

O curso é voltado para profissionais graduados ou de nível médio da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal lotados em serviços assistenciais e/ou de gestão da rede de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal e para profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal.

Certificação

Os certificados serão gerados automaticamente pela plataforma EAD. Para alcançar a certificação no nível de aperfeiçoamento, será necessário cursar 180 horas-aula e ter concluído nível superior. Para nível médio, a certificação será por módulo temático como curso livre.

Suporte Técnico