Fiocruz celebra 115 anos

Fiocruz Brasília 25 de maio de 2015


Em Brasília, aniversário da instituição será comemorado com roda de conversa, ciclo de debates, balanço do primeiro ano do Programa de Sustentabilidade e muita música  

No dia 25 de maio, a Fiocruz completa mais um ano de existência. Os 115 anos consolidam a atuação como instituição de referência nacional e internacional em saúde, ciência e tecnologia, ensino e inovação, e reforça a missão institucional de promover conhecimento científico para a sociedade. Para marcar a data, está previsto um conjunto de atividades para os funcionários da Fiocruz Brasília.

A programação começou na última segunda-feira (18) com a exposição Photo-Síntese, que reúne as fotos das árvores que circundam a Fiocruz, tiradas pelos colaboradores. Essa semana, a homenagem segue até sexta-feira (29).

Ciclo de Debates
No dia 28 de maio, às 8h30, no auditório interno, será realizada a 6ª edição do Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. O debate, de iniciativa do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz), traz o tema “O Protagonismo das Instituições de Pesquisa na Formulação de Políticas Públicas”. Como palestrantes participam o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lemos, e o coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília (n-Futuros/UnB), Isaac Roitman. A coordenação da mesa ficará com o coordenador da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde (Opas/OMS Brasil), Felix Rigoli. As inscrições podem ser feitas aqui

Ainda no dia 28, a partir das 14h, no jardim da instituição, será realizada uma a roda de conversa que abordará o tema “Trabalhando Diferenças”, que discutirá diferenças e desigualdades existentes no mundo do trabalho contemporâneo. O objetivo é, por meio de vídeos, charges e outras produções artísticas, promover a reflexão acerca da situação de trabalho de homens e mulheres, brancos e negros, trabalhadores com diferentes tipos de contratação e proteção social, entre outros temas abordados pelos participantes. O debate é promovido pela Comissão de Pró-Equidade da Fiocruz Brasília.

No dia seguinte (29) as atividades comemorativas começam às 8h, com a 5ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (V RAIC). A RAIC é um evento anual, que tem como objetivo proporcionar uma oportunidade para exposição e discussão dos trabalhos de bolsistas de iniciação científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT), em sessões de comunicação oral, com vistas à avaliação do desenvolvimento dos projetos e ao intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais da Fiocruz.

A festa continua à tarde, a partir das 14h, no auditório externo da Fiocruz Brasília e termina no jardim. Haverá a abertura da cápsula do tempo, plantada em maio de 2014, durante a comemoração aos 114 anos da Fiocruz em Brasília. A cápsula revelará as mensagens dos funcionários da instituição sobre como eles esperam encontrar a Fiocruz em 2015. Em seguida, será feito o lançamento do Publicar Saúde, informativo mensal sobre publicações na saúde, que pretende fomentar a aproximação entre os docentes, discentes e pesquisadores da Fiocruz Brasília com o cenário da divulgação científica em saúde nas esferas nacional e internacional. O vencedor do Concurso Cultural de Fotografia também será anunciado.

Programa de Sustentabilidade
Lançado em maio de 2014, na semana de comemorações pelo aniversário de 114 anos da Fiocruz, o Programa de Sustentabilidade finaliza a primeira fase. Em meio ao crescimento da instituição em Brasília, a preocupação com o meio ambiente motivou a elaboração da campanha, que teve 12 meses de duração.

A iniciativa visa reforçar a atuação da Fiocruz em ações de responsabilidade socioambiental e contribuir para a integração de todas as áreas e setores da instituição. Na próxima sexta-feira (29), o programa apresentará o balanço do primeiro ano de atividades.

O principal objetivo do Programa é conscientizar os funcionários da Fiocruz Brasília a adotarem hábitos sustentáveis na utilização dos recursos da instituição, como por exemplo, água, luz, energia elétrica, ar condicionado, telefone, papel e copos plásticos, a fim de evitar o desperdício e consumo de forma irresponsável. Para isso, utilizou estratégias para garantir a mobilização e o engajamento dos trabalhadores ao longo de toda a ação. Entre elas, está a criação da Liga da Sustentabilidade, um grupo formado por quatro trabalhadores de diferentes áreas, que periodicamente percorreram todas as áreas para orientar e estimular as pessoas a adotarem posturas e práticas sustentáveis. A cada três meses, um tema específico foi abordado– água, papel e copos plásticos, telefone e energia elétrica.

A programação dos 115 anos da Fiocruz termina com a banda de samba Cante com a gente, que se apresenta no jardim da Fiocruz Brasília. O evento também integra as comemorações do dia do trabalhador.

Programação:

18/05
Exposição Photo-Síntese, com fotos capturadas pelos colaboradores da Fiocruz Brasília

28/05
Ciclo de debates do Nethis
Tema: O Protagonismo das Instituições de Pesquisa na Formulação de Políticas Públicas
Horário e local: 8h30 no auditório interno da Fiocruz Brasília

Roda de conversa promovida pelo Pequi
Tema: Trabalhando Diferenças
Horário e local: 14h no jardim da instituição

29/05
Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz Brasília – RAIC
Horário e local: 8h no auditório interno da Fiocruz Brasília

Evento comemorativo com atividades diversas
Horário e local: 14h no auditório externo